Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CONTRIBUIÇÕES DO/A PEDAGOGO/A NO ESPAÇO ORGANIZACIONAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112471
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5112
    "inscrito_id" => 2554
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO/A PEDAGOGO/A NO ESPAÇO ORGANIZACIONAL"
    "resumo" => "Essa pesquisa tem como tema a Pedagogia Organizacional. O interesse em estudar a temática surge a partir de experiências profissionais em empresas privadas e a identificação com o curso de Pedagogia. Considera-se que o ambiente organizacional requer um processo contínuo de capacitação e treinamentos para trabalhadores e trabalhadoras, com vistas a otimização, produtividade e lucro. Para isso, é preciso organizar um ambiente que possibilite alcançar estes objetivos e evitar conflitos. Nesse sentido, destaca-se a ampliação de espaços para a atuação de profissionais da pedagogia, considerando que não se resume à sala de aula, mas envolve qualquer ambiente em que ocorra ou possa ocorrer um processo educativo. Isso decorre do fato de que o aprendizado acontece em qualquer ambiente e, portanto, as possibilidades de atuação do/a pedagogo/a são amplas. Entretanto, cabe salientar que essa atuação exige do profissional comprometimento e formação sólida, além de uma leitura de mundo crítica, capacitando esse profissional a atuar de forma a contribuir. Para realizar esta reflexão, como objetivo geral visou-se discutir a contribuição da pedagogia na organização empresarial. Os objetivos específicos delineados para este estudo foram: entender o contexto da pedagogia organizacional em tempos de globalização; discutir os desafios para pedagogia empresarial; compreender a atuação do/a pedagogo/a na organização. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em bancos de pesquisa virtuais, tais como Scielo e Google Acadêmico, buscando identificar estudos que tratassem da temática. Após a coleta e análise dos dados bibliográficos, como considerações finais, tornou-se possível destacar a dificuldade de compreender a relação entre o sistema neoliberal, seu significado e a conexão com o processo de educação e formação de trabalhadores e trabalhadoras, visto que o processo formativo não está desvinculado das características socioeconômicas da sociedade em que se erigiu."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2554_TB5112_26102024214844.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIRELLA MARIA MONTEIRO DE MESQUITA"
    "autor_nome_curto" => "MIRELLA MARIA"
    "autor_email" => "mirellamonteeiro@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112471
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5112
    "inscrito_id" => 2554
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO/A PEDAGOGO/A NO ESPAÇO ORGANIZACIONAL"
    "resumo" => "Essa pesquisa tem como tema a Pedagogia Organizacional. O interesse em estudar a temática surge a partir de experiências profissionais em empresas privadas e a identificação com o curso de Pedagogia. Considera-se que o ambiente organizacional requer um processo contínuo de capacitação e treinamentos para trabalhadores e trabalhadoras, com vistas a otimização, produtividade e lucro. Para isso, é preciso organizar um ambiente que possibilite alcançar estes objetivos e evitar conflitos. Nesse sentido, destaca-se a ampliação de espaços para a atuação de profissionais da pedagogia, considerando que não se resume à sala de aula, mas envolve qualquer ambiente em que ocorra ou possa ocorrer um processo educativo. Isso decorre do fato de que o aprendizado acontece em qualquer ambiente e, portanto, as possibilidades de atuação do/a pedagogo/a são amplas. Entretanto, cabe salientar que essa atuação exige do profissional comprometimento e formação sólida, além de uma leitura de mundo crítica, capacitando esse profissional a atuar de forma a contribuir. Para realizar esta reflexão, como objetivo geral visou-se discutir a contribuição da pedagogia na organização empresarial. Os objetivos específicos delineados para este estudo foram: entender o contexto da pedagogia organizacional em tempos de globalização; discutir os desafios para pedagogia empresarial; compreender a atuação do/a pedagogo/a na organização. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em bancos de pesquisa virtuais, tais como Scielo e Google Acadêmico, buscando identificar estudos que tratassem da temática. Após a coleta e análise dos dados bibliográficos, como considerações finais, tornou-se possível destacar a dificuldade de compreender a relação entre o sistema neoliberal, seu significado e a conexão com o processo de educação e formação de trabalhadores e trabalhadoras, visto que o processo formativo não está desvinculado das características socioeconômicas da sociedade em que se erigiu."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2554_TB5112_26102024214844.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIRELLA MARIA MONTEIRO DE MESQUITA"
    "autor_nome_curto" => "MIRELLA MARIA"
    "autor_email" => "mirellamonteeiro@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Essa pesquisa tem como tema a Pedagogia Organizacional. O interesse em estudar a temática surge a partir de experiências profissionais em empresas privadas e a identificação com o curso de Pedagogia. Considera-se que o ambiente organizacional requer um processo contínuo de capacitação e treinamentos para trabalhadores e trabalhadoras, com vistas a otimização, produtividade e lucro. Para isso, é preciso organizar um ambiente que possibilite alcançar estes objetivos e evitar conflitos. Nesse sentido, destaca-se a ampliação de espaços para a atuação de profissionais da pedagogia, considerando que não se resume à sala de aula, mas envolve qualquer ambiente em que ocorra ou possa ocorrer um processo educativo. Isso decorre do fato de que o aprendizado acontece em qualquer ambiente e, portanto, as possibilidades de atuação do/a pedagogo/a são amplas. Entretanto, cabe salientar que essa atuação exige do profissional comprometimento e formação sólida, além de uma leitura de mundo crítica, capacitando esse profissional a atuar de forma a contribuir. Para realizar esta reflexão, como objetivo geral visou-se discutir a contribuição da pedagogia na organização empresarial. Os objetivos específicos delineados para este estudo foram: entender o contexto da pedagogia organizacional em tempos de globalização; discutir os desafios para pedagogia empresarial; compreender a atuação do/a pedagogo/a na organização. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em bancos de pesquisa virtuais, tais como Scielo e Google Acadêmico, buscando identificar estudos que tratassem da temática. Após a coleta e análise dos dados bibliográficos, como considerações finais, tornou-se possível destacar a dificuldade de compreender a relação entre o sistema neoliberal, seu significado e a conexão com o processo de educação e formação de trabalhadores e trabalhadoras, visto que o processo formativo não está desvinculado das características socioeconômicas da sociedade em que se erigiu.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.