Nas últimas décadas, a educação tem sido desafiada a repensar seu papel e reconhecer seu potencial transformador para construir uma sociedade mais inclusiva. Esse processo envolve reconhecer e valorizar as diferenças promovendo um ambiente onde a diversidade é compreendida como essencial para o desenvolvimento coletivo. Nessa perspectiva, a educação torna-se um instrumento vital para a construção de uma sociedade que respeita e se fortalece pela diversidade, compreendendo que é justamente na diferença que encontramos nossa completude. Diante disso, compreendemos que a constituição de políticas públicas na educação, especialmente no que tange à educação especial na perspectiva da educação inclusiva, abrange não apenas o cumprimento das leis, mas também a dimensão teórica, epistemológica e a importância da dimensão prática, focando na implementação e execução efetiva das ações. Este trabalho tem como objetivo geral analisar os avanços, as lacunas e desafios enfrentados nos últimos dez anos na constituição das políticas públicas no município de Rio das Ostras, Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa, de análise documental, do tipo descritiva e exploratória. A pesquisa evidenciou os avanços na elaboração, implementação e efetivação de políticas públicas no município supracitado, os progressos na garantia do acesso, permanência, participação e aprendizagem dos alunos público-alvo da educação especial, bem como a ampliação da oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Ressalta-se a importância da remoção de barreiras atitudinais, conceituais, arquitetônicas, tecnológicas, nas comunicações e na informação, e a continuidade do fortalecimento das políticas públicas para garantir a efetivação de práticas inclusivas e estratégias para enfrentar os desafios do próximo decênio. Conclui-se destacando a relevância deste estudo para a necessidade de remover as lacunas existentes e promover estratégias para o enfrentamento dos desafios futuros, à medida que avançamos com a atual política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva, sem permitir retrocessos.