Este artigo discute a relação entre o conhecimento pedagógico e o conhecimento disciplinar na formação inicial de professores. Tem-se como princípio entender como os sujeitos vão ressignificando os saberes da docência com as questões práticas do trabalho pedagógico, como a formação irá repercutir na sala de aula desses sujeitos. Assim, objetivamos analisar de que forma acontece a relação entre o conhecimento pedagógico e o conhecimento disciplinar na formação inicial de professores em exercício, tomando como base os componentes de fundamentos teóricos e metodológicos do ensino da Geografia, História, Ciências Naturais, Matemática e Língua Portuguesa. Como base teórica fora utilizou-se Gatti; Nunes (2009); Libâneo (2015); Domingues; Belletati (2019). A pesquisa realizada teve abordagem qualitativa (André, 2001; Bogdan; Biklen, 1994), como procedimentos coleta de dados foram usados a análise documental e grupo de discussão; como metodologia de análise foram utilizados os princípios da análise de conteúdo (Bardin, 2010). O contexto dessa pesquisa foi o Curso de Licenciatura em Pedagogia, desenvolvida no Programa de Formação de Professores em Exercício (Parfor), vinculado a uma universidade pública no Estado da Bahia e os colaboradores foram docentes em exercício, cursando a formação inicial, na Licenciatura em Pedagogia, no Parfor. Os resultados apontam a importância de trabalhar os conhecimentos didáticos e pedagógicos na formação inicial de professores, porém, sinalizam para os conhecimentos específicos das áreas em detrimentos das metodologias de ensino, pois mesmo esses profissionais já estando em exercício da profissão, ainda não possuem o conhecimento necessário dos conteúdos das disciplinas nas quais são os responsáveis por sua gestão em sala de aula.