As experiências vivenciadas pelas crianças e adolescentes em relação à socialização no ambiente familiar, juntamente às relações sociais produzidas na escola são fundamentais para o seu desenvolvimento cognitivo, emocional, social. Para identificar pesquisas de mestrado e doutorado sobre surdez, Libras e família realizou-se uma revisão de literatura sistemática de caráter misto com o objetivo identificar como a surdez, Libras e família tem sido abordada nas pesquisas na teses e dissertações no Brasil nos últimos anos. A revisão pretendeu responder à questão da pesquisa: como a relação entre surdos e ouvintes no contexto familiar tem sido abordada nas pesquisas de pós-graduação no país? Com base na busca e levantamento das pesquisas de Teses e Dissertações observou-se aumento de pesquisas relacionada a surdez, surdo e Libras a partir de 2012. Com base na busca e levantamento das pesquisas de Teses e Dissertações da BDTD (34) e da CAPES (12), após leitura dos 46 resumos, sumários e trechos específicos como objetivos e metodologia de alguns textos selecionados por relevância da pesquisa foi possível verificar que as famílias, quando convidadas a participarem dos estudos, respondem sobre diversos temas que tratam da surdez, da pessoa surda e da língua de sinais, mas não foi possível localizar em nenhum dos estudos lidos que os familiares tenham recebido apoio para uso e difusão da Libras, bem como orientações sobre a surdez. Nos casos de parceria entre escola e família, os objetivos visavam levantar dados sobre a aprendizagem e desenvolvimento da criança e não se constatou registo de nenhuma iniciativa para ofertar cursos de Libras para familiares de alunos surdos por parte das escolas.