Letramento é o processo de desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, utilizando-as de forma eficiente em diferentes práticas e contextos sociais e culturais. Envolve não apenas decodificar e compreender, mas, principalmente, aplicar a linguagem de maneira significativa. Partindo desse pressuposto, na sala de aula, a leitura e a escrita são recursos basilares para o processo de ensino e aprendizagem. Elas permitem que os alunos desenvolvam competências de modo a ampliar a participação social de forma crítica e efetiva. Neste artigo, estabelece-se como questionamento: de que forma se pode desenvolver a escrita de alunos do 9º ano utilizando pronomes e sinônimos? Como objetivo, busca-se analisar o uso de pronomes e sinônimos como elementos de coesão textual em textos de alunos do 9º ano do ensino fundamental. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação e foi realizada em uma escola pública com uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental. Utilizou-se como embasamento teórico os estudos das seguintes autoras: Koch (2008), Rojo (2009) Soares (2017). Os resultados corroboram que conhecer, na leitura, os recursos coesivos como pronomes e sinônimos é essencial para o entendimento do texto enquanto unidade de sentido. Da mesma forma, é um fator imprescindível na escrita, capacitando os estudantes a expressarem suas ideias de forma mais eficaz, envolvente e consciente, além de desenvolverem habilidades de comunicação para a plena participação social.