Neste artigo, abordamos a importância de integrar a pesquisa científica ao contexto da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, com foco na transformação do corpo docente para incorporar essa prática em suas metodologias pedagógicas. A partir da experiência no IEMA Pleno Tamancão, discutimos as necessidades e benefícios da pesquisa na educação, destacando a motivação, formação continuada e a criação de condições favoráveis como elementos chave para fomentar uma cultura de pesquisa no ambiente escolar. Este trabalho é fruto de um relato de experiência e evidência de como a pesquisa científica pode enriquecer o fazer pedagógico, contribuindo para uma educação básica mais dinâmica e alinhada com as demandas contemporâneas por conhecimento aplicado e inovação. A metodologia adotada envolve a análise detalhada das práticas pedagógicas e dos investimentos feitos pelo IEMA Pleno Tamancão, com foco na implementação de estratégias que transformam professores em pesquisadores ativos. Os resultados indicam que a implementação de estratégias pedagógicas específicas, como a inclusão de períodos destinados à pesquisa na carga horária dos professores e a criação de grupos de estudos, são fundamentais para promover e sustentar a pesquisa científica no ambiente escolar. Observamos que a formação de professores-pesquisadores é um processo contínuo que exige apoio institucional, recursos adequados e um compromisso com a prática reflexiva. Além disso, o maior investimento na formação de professores-pesquisadores na educação básica, como promovido pelo IEMA Pleno Tamancão, demonstra a prioridade da instituição em valorizar e integrar a pesquisa científica ao desenvolvimento profissional docente e à prática educativa. Concluímos que a experiência do IEMA Pleno Tamancão serve como um modelo, destacando a importância de uma abordagem sistemática e intencional para sustentar a pesquisa como um pilar do desenvolvimento profissional docente.