AVALIAÇÃO ESCOLAR: EPISTEMOLOGIA PARA PENSAR A ESCOLA, A FORMAÇÃO CONTINUADA E A APRENDIZAGEM
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114857 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8537 "inscrito_id" => 19236 "titulo" => "AVALIAÇÃO ESCOLAR: EPISTEMOLOGIA PARA PENSAR A ESCOLA, A FORMAÇÃO CONTINUADA E A APRENDIZAGEM" "resumo" => "Avaliar é uma ação constitutiva do ser humano e pode ser realizada em diferentes contextos, mesmo que de forma inconsciente. Porém, a avaliação da aprendizagem é um ato mais complexo pois precisa fazer uso de métodos precisos que reflitam a qualidade da educação. Nesse contexto, avaliar é considerada como um processo contínuo e não como uma prática inacabada. Por meio dos resultados da avaliação, os educadores precisam ter consciência da sua importância como mediador desse processo e conhecimentos de práticas pedagógicas desafiadoras que contribua com avanço da aprendizagem do educando. Assim, esse trabalho objetiva discutir a avaliação escolar com ênfase na necessidade da formação continuada para que os educadores compreendam a função da avaliação para a melhoria da qualidade do ensino e reflitam seu papel de mediador no processo de desenvolvimento da aprendizagem do aluno. Os procedimentos metodológicos aqui utilizados fundamenta-se na pesquisa bibliográfica através do diálogo com Luckesi (2018), Hoffmann (2005), Depresbiteris (2009), Perrenoud e Galther (2009), Gomes (2005), Pederiva (2020), entre outros. Com esse trabalho esperamos que a formação continuada seja entendida como uma prática essencial no processo de compreensão da função da avaliação escolar. Dessa forma, passamos a entender a avaliação da aprendizagem como uma prática que requer critérios metodológicos bem elaborados, focados na qualidade da educação e na aprendizagem do aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19236_TB8537_21102024140754.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARICELIA MIGUEL DE ARAÚJO MARINHO" "autor_nome_curto" => "MARICELIA" "autor_email" => "mariceliasaber@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114857 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8537 "inscrito_id" => 19236 "titulo" => "AVALIAÇÃO ESCOLAR: EPISTEMOLOGIA PARA PENSAR A ESCOLA, A FORMAÇÃO CONTINUADA E A APRENDIZAGEM" "resumo" => "Avaliar é uma ação constitutiva do ser humano e pode ser realizada em diferentes contextos, mesmo que de forma inconsciente. Porém, a avaliação da aprendizagem é um ato mais complexo pois precisa fazer uso de métodos precisos que reflitam a qualidade da educação. Nesse contexto, avaliar é considerada como um processo contínuo e não como uma prática inacabada. Por meio dos resultados da avaliação, os educadores precisam ter consciência da sua importância como mediador desse processo e conhecimentos de práticas pedagógicas desafiadoras que contribua com avanço da aprendizagem do educando. Assim, esse trabalho objetiva discutir a avaliação escolar com ênfase na necessidade da formação continuada para que os educadores compreendam a função da avaliação para a melhoria da qualidade do ensino e reflitam seu papel de mediador no processo de desenvolvimento da aprendizagem do aluno. Os procedimentos metodológicos aqui utilizados fundamenta-se na pesquisa bibliográfica através do diálogo com Luckesi (2018), Hoffmann (2005), Depresbiteris (2009), Perrenoud e Galther (2009), Gomes (2005), Pederiva (2020), entre outros. Com esse trabalho esperamos que a formação continuada seja entendida como uma prática essencial no processo de compreensão da função da avaliação escolar. Dessa forma, passamos a entender a avaliação da aprendizagem como uma prática que requer critérios metodológicos bem elaborados, focados na qualidade da educação e na aprendizagem do aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19236_TB8537_21102024140754.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARICELIA MIGUEL DE ARAÚJO MARINHO" "autor_nome_curto" => "MARICELIA" "autor_email" => "mariceliasaber@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }