Avaliar é uma ação constitutiva do ser humano e pode ser realizada em diferentes contextos, mesmo que de forma inconsciente. Porém, a avaliação da aprendizagem é um ato mais complexo pois precisa fazer uso de métodos precisos que reflitam a qualidade da educação. Nesse contexto, avaliar é considerada como um processo contínuo e não como uma prática inacabada. Por meio dos resultados da avaliação, os educadores precisam ter consciência da sua importância como mediador desse processo e conhecimentos de práticas pedagógicas desafiadoras que contribua com avanço da aprendizagem do educando. Assim, esse trabalho objetiva discutir a avaliação escolar com ênfase na necessidade da formação continuada para que os educadores compreendam a função da avaliação para a melhoria da qualidade do ensino e reflitam seu papel de mediador no processo de desenvolvimento da aprendizagem do aluno. Os procedimentos metodológicos aqui utilizados fundamenta-se na pesquisa bibliográfica através do diálogo com Luckesi (2018), Hoffmann (2005), Depresbiteris (2009), Perrenoud e Galther (2009), Gomes (2005), Pederiva (2020), entre outros. Com esse trabalho esperamos que a formação continuada seja entendida como uma prática essencial no processo de compreensão da função da avaliação escolar. Dessa forma, passamos a entender a avaliação da aprendizagem como uma prática que requer critérios metodológicos bem elaborados, focados na qualidade da educação e na aprendizagem do aluno.