A educação inclusiva visa a garantia de uma educação de qualidade pautada na valorização de todos os indivíduos buscando proporcionar equidade. Ademais, o PEI (Plano Educacional Individualizado) é um mecanismo que possibilita a garantia de práticas inclusivas na escola, fornecendo a identificação de estratégias que viabilizem o pleno desenvolvimento dos educandos, impactando positivamente no processo de ensino-aprendizagem e articulação entre os princípios e diretrizes, bem como sua execução no cotidiano escolar. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo geral realizar um levantamento na literatura das relações entre a educação inclusiva e a execução do PEI nas escolas brasileiras. Especificamente, a pesquisa teve como intuito: catalogar políticas e diretrizes educacionais e governamentais articuladas a aplicação do PEI na educação inclusiva; classificar estas de acordo com seus objetivos e contextos; e analisar os resultados obtidos com essas relações, bem como, sua eficácia e os impactos na qualidade do ensino e desempenho acadêmico dos discentes. O presente estudo trata-se de uma pesquisa de nível descritivo, sendo uma revisão sistemática de artigos publicados nos últimos cinco anos, do tipo transversal. A partir dos resultados obtidos, foi possível traçar discussões acerca da educação inclusiva sua relação com a aplicação prática do PEI e como essa articulação colabora com a garantia do atendimento às necessidades individuais de cada aluno, propondo-se com isso alcançar uma compreensão de como essas relações viabilizam a eficácia da educação com padrão de qualidade levando em consideração às diversidades presentes nas instituições de ensino. Este estudo visa contribuir para o desenvolvimento de políticas, diretrizes e estratégias de inclusão escolar que promovam um ambiente que considere os diferentes aspectos do desenvolvimento do aluno (cognitivo, afetivo-emocional, motor, social), refletindo também sobre a estrutura, componentes e dinâmica no contexto educacional.