O cotidiano escolar é espaço de encontro e desencontros de interesses de vida, de visões de mundo, que certas vezes convergem para o bem comum e, outras vezes, se torna inconciliáveis. A interpretação de tais relações encontra suporte nas ciências da educação a partir da contribuição das ciências aplicadas a este campo de conhecimento. O presente estudo tem como finalidade realizar uma abordagem a respeito da contribuição da Antropologia para a Educação, particularmente, no que concerne à prática pedagógica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica a partir de autores expoentes da antropologia e da educação que aproximam reflexões sobre a formação humana. Os autores destacam o processo de educação do olhar como fundamental para a compreensão e intervenção na realidade, a partir da análise do passado e da perspectivação do futuro. Neste âmbito a relação professor-aluno se torna um encontro antropológico com vistas o acesso ao “outro” considerado como pessoa e não como simples objeto de conhecimento. O processo de humanização decorre do experimento social de se deslocar até o outro, como fundamento da dinâmica de socialização e educação. Toma-se o homem como sujeito histórico, portanto, condicionado ao meio que resulta de sua própria produção face as tensões de suas idealizações