O artigo traz o resultado de uma aplicação teórica do livro “Se penso, falo, escrevo, leio e logo ressignifico”, em que a autora elabora e executa uma formação com os professores da educação infantil da rede pública de ensino em São Gonçalo do Amarante-RN, cuja pesquisa-ação tem o objetivo de aferir a teoria do grafismo realista de Luquet apud Silva(2021), na metodologia interdisciplinar com método dialógico. E apesar de termos uma obra de referência da pesquisa-ação, dialogamos com Fonseca(2015), Freire (2008), Castro e Carvalho(2001), Campos et al.(2021), entre outros. A mediatização vivida nessa formação continuada, se justifica pela necessidade do protagonismo profissional e a conscientização do papel do professor nas salas de educação infantil em nosso município, além de trazer uma nova forma de conceber a leitura e a escrita na primeira infância, através da evolução do desenho realista que promove uma ressignificação do fazer pedagógico na primeira infância. O desenvolvimento metacognitivo foram vistos não somente na criança pequena, mas também na construção protagonista do professor que passa a reconhecer que uma prática dialógica impulsiona o desenvolvimento e a aprendizagem da criança pequena de forma prazerosa e significativa, capaz de relacionar teoria e prática, sendo resultado de pesquisa.