A escola enquanto espaço formador para uma Educação Integral, trabalha o estudante nas dimensões humanas: intelectual, física, afetiva, social e cultural, já que entende o jovem como protagonista e responsável pelo seu papel nas convivências cotidianas. Uma das temáticas de grande relevância a ser inserida através da pesquisa-ação nas práticas curriculares é a vivência de uma escola antirracista. Nesta perspectiva de promover uma formação para compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais, insere-se a proposta deste trabalho que objetiva socializar registros de práticas que fortalecem o desenvolvimento de atividades para uma escola antirracista. Dessa forma, realizou-se oficinas aplicadas com grupos de Professores Coordenadores de Área, durante a formação continuada da Iniciativa Foco na Aprendizagem da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - CREDE 16. A oficina baseou-se em leituras sobre a temática, estudos de casos e vídeo motivador, por meio de atividades práticas no intuito de fortalecer as habilidades de leitura, interpretação, escrita e representação visual para uma interação e sensibilização entre os participantes e a temática. Faz parte desse processo ainda o desenvolvimento da prática com os demais pares nas escolas da Regional e, por consequência, na sala de aula com os estudantes. Os resultados dessas atividades serão socializados com registros em relatórios elaborados em formulário eletrônico, para análise e discussão. O produto final deste trabalho é a elaboração de um livreto em formato digital e impresso a ser distribuído para cada escola e também para acesso na Regional.