A IMPORT NCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO ESCOLAR E A PARTICIPAÇÃO DAS FAMÍLIAS NA ESCOLA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113351 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6396 "inscrito_id" => 15740 "titulo" => "A IMPORT NCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO ESCOLAR E A PARTICIPAÇÃO DAS FAMÍLIAS NA ESCOLA" "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de experiência do Estágio Supervisionado Obrigatório I em Gestão do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande. Realizado em uma Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental, o estágio ocorreu de 30 de agosto a 25 de outubro de 2023. Através de visitas à escola, foi desenvolvido a pesquisa "A relação entre a gestão escolar e a família no processo de ensino e aprendizagem dos alunos", buscou-se compreender a estrutura administrativa da instituição e as interações entre gestão escolar e famílias. Utilizando uma abordagem qualitativa conforme Bogdan e Biklen (1994) e exploratória segundo Marconi e Lakatos (2017), o estudo explorou percepções e observações do ambiente escolar, bem como a dinâmica entre professores, alunos e pais. Constatou-se a importância de um diálogo efetivo entre escola e comunidade para o desenvolvimento educacional dos alunos. O estágio destacou a relevância da gestão escolar, assim como contribuiu para maior compreensão do sistema educacional, destacando-se como um componente crucial na formação do pedagogo. A experiência prática complementou a teoria estudada em sala, evidenciando a importância da integração entre prática e teoria na formação de professores. As aprendizagens adquiridas reforçaram a necessidade de fortalecer os vínculos entre escola e comunidade para promover um ambiente educacional mais inclusivo e participativo, e a pesquisa forneceu subsídios para a reflexão sobre a importância da participação das famílias na vida escolar dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15740_TB6396_27102024222022.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAINA MORAIS GOMES" "autor_nome_curto" => "JANAINA" "autor_email" => "janainaa1299@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113351 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6396 "inscrito_id" => 15740 "titulo" => "A IMPORT NCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO ESCOLAR E A PARTICIPAÇÃO DAS FAMÍLIAS NA ESCOLA" "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de experiência do Estágio Supervisionado Obrigatório I em Gestão do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande. Realizado em uma Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental, o estágio ocorreu de 30 de agosto a 25 de outubro de 2023. Através de visitas à escola, foi desenvolvido a pesquisa "A relação entre a gestão escolar e a família no processo de ensino e aprendizagem dos alunos", buscou-se compreender a estrutura administrativa da instituição e as interações entre gestão escolar e famílias. Utilizando uma abordagem qualitativa conforme Bogdan e Biklen (1994) e exploratória segundo Marconi e Lakatos (2017), o estudo explorou percepções e observações do ambiente escolar, bem como a dinâmica entre professores, alunos e pais. Constatou-se a importância de um diálogo efetivo entre escola e comunidade para o desenvolvimento educacional dos alunos. O estágio destacou a relevância da gestão escolar, assim como contribuiu para maior compreensão do sistema educacional, destacando-se como um componente crucial na formação do pedagogo. A experiência prática complementou a teoria estudada em sala, evidenciando a importância da integração entre prática e teoria na formação de professores. As aprendizagens adquiridas reforçaram a necessidade de fortalecer os vínculos entre escola e comunidade para promover um ambiente educacional mais inclusivo e participativo, e a pesquisa forneceu subsídios para a reflexão sobre a importância da participação das famílias na vida escolar dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15740_TB6396_27102024222022.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAINA MORAIS GOMES" "autor_nome_curto" => "JANAINA" "autor_email" => "janainaa1299@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }