Este trabalho apresenta um relato de experiência do Estágio Supervisionado Obrigatório I em Gestão do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande. Realizado em uma Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental, o estágio ocorreu de 30 de agosto a 25 de outubro de 2023. Através de visitas à escola, foi desenvolvido a pesquisa "A relação entre a gestão escolar e a família no processo de ensino e aprendizagem dos alunos", buscou-se compreender a estrutura administrativa da instituição e as interações entre gestão escolar e famílias. Utilizando uma abordagem qualitativa conforme Bogdan e Biklen (1994) e exploratória segundo Marconi e Lakatos (2017), o estudo explorou percepções e observações do ambiente escolar, bem como a dinâmica entre professores, alunos e pais. Constatou-se a importância de um diálogo efetivo entre escola e comunidade para o desenvolvimento educacional dos alunos. O estágio destacou a relevância da gestão escolar, assim como contribuiu para maior compreensão do sistema educacional, destacando-se como um componente crucial na formação do pedagogo. A experiência prática complementou a teoria estudada em sala, evidenciando a importância da integração entre prática e teoria na formação de professores. As aprendizagens adquiridas reforçaram a necessidade de fortalecer os vínculos entre escola e comunidade para promover um ambiente educacional mais inclusivo e participativo, e a pesquisa forneceu subsídios para a reflexão sobre a importância da participação das famílias na vida escolar dos alunos.