Este trabalho é um recorte do projeto de pesquisa intitulado “As Emoções e os Sentimentos Expressos nas Brincadeiras das Crianças Pequenas na Educação Infantil”, iniciado durante a disciplina de Pesquisa Educacional II, componente curricular do curso de Pedagogia da UFCG. O estudo investiga o impacto das atividades lúdicas na expressão e compreensão das emoções por crianças na Educação Infantil, baseando-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI). A pesquisa destaca a importância da indissociabilidade entre educar e cuidar, abordando as funções social, política e pedagógica das creches e pré-escolas. O referencial teórico inclui uma revisão bibliográfica de autores como Vygotsky, Kishimoto e Brougère, que enfatizam o papel do brincar no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. O brincar é compreendido não apenas como uma atividade recreativa, mas como uma ferramenta fundamental para a internalização de conceitos sociais e culturais. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando uma análise bibliográfica dos autores mencionados. Os resultados preliminares indicam que o brincar facilita a socialização, o desenvolvimento da autonomia e a comunicação entre as crianças. A pesquisa contribui para o aprimoramento das práticas pedagógicas, reconhecendo o brincar como essencial para o desenvolvimento socioemocional das crianças e promovendo um ambiente educacional inclusivo e acolhedor.