Este trabalho tem por objetivo a apresentação de uma sequência didática como uma proposta de um instrumento para auxiliar professores de biologia a trabalhar a morfologia das plantas em salas de ensino médio, tendo como produto final desta sequência a construção de cartilhas didáticas desenvolvidas pelos próprios estudantes. Com um referencial que tratas das problemáticas do ensino de botânica no Brasil, e da importância das sequências e cartilhas, e com uma metodologia descritiva e qualitativa, pois se baseia em uma problemática observada dentro do ensino das ciências, buscando reflexões sobre o assunto e propondo um possível recurso para amenizar a situação. A sequência desenvolvida é composta por 4 aulas, tendo como conteúdo base as classificações morfológicas dos orgãos vegetais (raízes, caules, folhas, flores e frutos), sendo voltada para o ensino médio, e com aulas que comportam diferentes atividades didáticas. Para a primeira aula uma atividade prática diagnóstica, buscando verificar conhecimentos prévios e apresentar aos estudantes as classificações botânicas utilizando de exemplentes vegetais. Na segunda, a apresentação situação problema quel evará a execução das atividades posterios da sequência, e o desenvolvimento do produto, a cartilha. A terceira aula apresentada na sequência integra uma conversa do professor com os estudantes, a fim de verificar o desenvolvimento da atividade proposta e dar direcionamentos. A quarta e última aula consiste na apresentação da cartilha que foi desenvolvida pelos estudantes ao longo desta sequência, para sua turma e para o professor.