Na perspectiva de proporcionar aos licenciandos uma formação integral que lhes permitam fazer a associação entre teoria e prática a partir da inserção na realidade da comunidade escolar, o Ministério da Educação (MEC), por meio de ações da Política Nacional de Formação de Professores, tendo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (CAPES), como órgão de fomento, lançou em 2018, o Programa Residência Pedagógica (PRP), que auxilia não só na formação dos licenciandos, mas também dos professores da educação básica que enquanto preceptores assumem o papel de coformadores dos futuros docentes (BRASIL, 2018). Assim sendo, este relato tem como objetivo registrar e analisar a elaboração e realização de uma atividade pedagógica prática dentro da sala de aula em forma de júri simulado, construída pelo alunos do 4° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Município de Fortaleza-Ce, mediada por nós bolsistas do Programa Residência Pedagógica (PRP), levando em consideração nossas vivências e experiências Quando falamos sobre educação, entendemos que esse é um movimento onde todos os envolvidos estão em constante troca de saberes. A partir dessa compreensão, consideramos importante oportunizar a todas as crianças vivências no processo de ensino e aprendizagem através de uma dinâmica participativa.