O presente trabalho apresenta uma ferramenta gratuita de modelagem 3D desenvolvida com foco no ensino de geometria espacial e relata experiências de sua aplicação em atividades práticas em sala de aula. A pesquisa se justifica pela necessidade cada vez mais crescente do uso de recursos pedagógicos que possibilitem a visualização e manipulação de objetos tridimensionais, facilitando a compreensão de conceitos abstratos e estimulando o aprendizado ativo. A metodologia utilizada consistiu na aplicação da ferramenta em atividades práticas envolvendo a modelagem de sólidos geométricos em turmas de alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A ferramenta foi utilizada para modelar objetos tridimensionais, aplicar texturas e luzes, posicionar objetos, dimensionar e compreender o conceito de escala, além de possibilitar a visualização dos objetos sob diversos pontos de vista, planificação e cálculo de suas áreas. Os resultados obtidos demonstram que a ferramenta de modelagem 3D proporcionou aos alunos uma nova perspectiva sobre a localização, posicionamento e orientação de objetos no espaço tridimensional virtual, além de facilitar a compreensão de conceitos como planificação e cálculo de áreas, impulsionando a autonomia dos alunos e o desenvolvimento de habilidades para o manuseio de plataformas digitais. A pesquisa evidencia o potencial da modelagem 3D como ferramenta para o ensino de geometria espacial, promovendo a construção do conhecimento matemático de forma prática, interativa e significativa. A ferramenta gratuita, desenvolvida para ser usada através do navegador, é de fácil utilização e se apresenta como uma alternativa bastante atraente para professores e alunos trabalharem com aplicações de geometria espacial, na perspectiva de democratizar o acesso à tecnologia, sem limitações financeiras ou geográficas, e proporcionar uma experiência de aprendizado alternativo a métodos convencionais de ensino.