Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O IMPACTO DA MODELAGEM 3D NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL PARA ALUNOS DE LICENCIATURA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112065
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4547
    "inscrito_id" => 14281
    "titulo" => "O IMPACTO DA MODELAGEM 3D NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL PARA ALUNOS DE LICENCIATURA"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta uma ferramenta gratuita de modelagem 3D desenvolvida com foco no ensino de geometria espacial e relata experiências de sua aplicação em atividades práticas em sala de aula. A pesquisa se justifica pela necessidade cada vez mais crescente do uso de recursos pedagógicos que possibilitem a visualização e manipulação de objetos tridimensionais, facilitando a compreensão de conceitos abstratos e estimulando o aprendizado ativo. A metodologia utilizada consistiu na aplicação da ferramenta em atividades práticas envolvendo a modelagem de sólidos geométricos em turmas de alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A ferramenta foi utilizada para modelar objetos tridimensionais, aplicar texturas e luzes, posicionar objetos, dimensionar e compreender o conceito de escala, além de possibilitar a visualização dos objetos sob diversos pontos de vista, planificação e cálculo de suas áreas. Os resultados obtidos demonstram que a ferramenta de modelagem 3D proporcionou aos alunos uma nova perspectiva sobre a localização, posicionamento e orientação de objetos no espaço tridimensional virtual, além de facilitar a compreensão de conceitos como planificação e cálculo de áreas, impulsionando a autonomia dos alunos e o desenvolvimento de habilidades para o manuseio de plataformas digitais. A pesquisa evidencia o potencial da modelagem 3D como ferramenta para o ensino de geometria espacial, promovendo a construção do conhecimento matemático de forma prática, interativa e significativa. A ferramenta gratuita, desenvolvida para ser usada através do navegador, é de fácil utilização e se apresenta como uma alternativa bastante atraente para professores e alunos trabalharem com aplicações de geometria espacial, na perspectiva de democratizar o acesso à tecnologia, sem limitações financeiras ou geográficas, e proporcionar uma experiência de aprendizado alternativo a métodos convencionais de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14281_TB4547_17102024173549.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOALISSON SOARES DA SILVA AMORIM"
    "autor_nome_curto" => "JOALISSON"
    "autor_email" => "joalisson.amorim@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112065
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4547
    "inscrito_id" => 14281
    "titulo" => "O IMPACTO DA MODELAGEM 3D NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL PARA ALUNOS DE LICENCIATURA"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta uma ferramenta gratuita de modelagem 3D desenvolvida com foco no ensino de geometria espacial e relata experiências de sua aplicação em atividades práticas em sala de aula. A pesquisa se justifica pela necessidade cada vez mais crescente do uso de recursos pedagógicos que possibilitem a visualização e manipulação de objetos tridimensionais, facilitando a compreensão de conceitos abstratos e estimulando o aprendizado ativo. A metodologia utilizada consistiu na aplicação da ferramenta em atividades práticas envolvendo a modelagem de sólidos geométricos em turmas de alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A ferramenta foi utilizada para modelar objetos tridimensionais, aplicar texturas e luzes, posicionar objetos, dimensionar e compreender o conceito de escala, além de possibilitar a visualização dos objetos sob diversos pontos de vista, planificação e cálculo de suas áreas. Os resultados obtidos demonstram que a ferramenta de modelagem 3D proporcionou aos alunos uma nova perspectiva sobre a localização, posicionamento e orientação de objetos no espaço tridimensional virtual, além de facilitar a compreensão de conceitos como planificação e cálculo de áreas, impulsionando a autonomia dos alunos e o desenvolvimento de habilidades para o manuseio de plataformas digitais. A pesquisa evidencia o potencial da modelagem 3D como ferramenta para o ensino de geometria espacial, promovendo a construção do conhecimento matemático de forma prática, interativa e significativa. A ferramenta gratuita, desenvolvida para ser usada através do navegador, é de fácil utilização e se apresenta como uma alternativa bastante atraente para professores e alunos trabalharem com aplicações de geometria espacial, na perspectiva de democratizar o acesso à tecnologia, sem limitações financeiras ou geográficas, e proporcionar uma experiência de aprendizado alternativo a métodos convencionais de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14281_TB4547_17102024173549.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOALISSON SOARES DA SILVA AMORIM"
    "autor_nome_curto" => "JOALISSON"
    "autor_email" => "joalisson.amorim@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho apresenta uma ferramenta gratuita de modelagem 3D desenvolvida com foco no ensino de geometria espacial e relata experiências de sua aplicação em atividades práticas em sala de aula. A pesquisa se justifica pela necessidade cada vez mais crescente do uso de recursos pedagógicos que possibilitem a visualização e manipulação de objetos tridimensionais, facilitando a compreensão de conceitos abstratos e estimulando o aprendizado ativo. A metodologia utilizada consistiu na aplicação da ferramenta em atividades práticas envolvendo a modelagem de sólidos geométricos em turmas de alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A ferramenta foi utilizada para modelar objetos tridimensionais, aplicar texturas e luzes, posicionar objetos, dimensionar e compreender o conceito de escala, além de possibilitar a visualização dos objetos sob diversos pontos de vista, planificação e cálculo de suas áreas. Os resultados obtidos demonstram que a ferramenta de modelagem 3D proporcionou aos alunos uma nova perspectiva sobre a localização, posicionamento e orientação de objetos no espaço tridimensional virtual, além de facilitar a compreensão de conceitos como planificação e cálculo de áreas, impulsionando a autonomia dos alunos e o desenvolvimento de habilidades para o manuseio de plataformas digitais. A pesquisa evidencia o potencial da modelagem 3D como ferramenta para o ensino de geometria espacial, promovendo a construção do conhecimento matemático de forma prática, interativa e significativa. A ferramenta gratuita, desenvolvida para ser usada através do navegador, é de fácil utilização e se apresenta como uma alternativa bastante atraente para professores e alunos trabalharem com aplicações de geometria espacial, na perspectiva de democratizar o acesso à tecnologia, sem limitações financeiras ou geográficas, e proporcionar uma experiência de aprendizado alternativo a métodos convencionais de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.