Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO E SAÚDE NA FACULDADE UNB PLANALTINA (FUP)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112422
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5043
    "inscrito_id" => 14962
    "titulo" => "EDUCAÇÃO E SAÚDE NA FACULDADE UNB PLANALTINA (FUP)"
    "resumo" => "A saúde e o bem-estar dos/as estudantes universitários/as são fundamentais para garantir um ambiente propício ao aprendizado e ao desenvolvimento pessoal. A vida universitária pode ser uma fase emocionante, mas também desafiadora. Portanto, cuidar da saúde física, mental e emocional é essencial para alcançar o sucesso acadêmico e pessoal. Neste trabalho, apresentamos o projeto Saúde e Bem Estar na FUP. Sabemos que a interface das áreas da Educação e da Saúde é promissora para a construção de processos educacionais acolhedores, ambientes restaurativos nas escolas e universidades e conhecimentos científicos significativos para o bem viver. O bem viver é um conceito que implica engajamento da pessoa em escolhas e processos de atuação que façam sentido para si, mas que, também, transcendam a si mesma/o, numa perspectiva de cuidado, atenção e colaboração com o coletivo. Nesse sentido, o Projeto Saúde e Bem Estar da FUP foi planejado, executado e avaliado por treze estudantes da graduação, com a orientação de três professoras, preocupados/as em promover o Bem Estar na FUP. O projeto foi executado por meio de oficinas pedagógicas nas áreas de Musicoterapia, Meditação, Escrita Expressiva, Fala que eu te escuto, Contação de História, Rede de Perguntas e Respostas sobre a Covid 19, entre outras. Para isso, foi necessária uma ampla articulação com a comunidade interna e externa da Universidade para que o projeto oferecesse diferentes atividades e alcançasse a comunidade universitária. Para este trabalho, realizamos uma pesquisa documental, a partir de relatórios e diários de campo dos/as estudantes envolvidos/as. Os resultados mostraram que o Projeto atingiu diferentes públicos da comunidade universitária, considerando docentes, discentes e técnicos/as, além de familiares dos/as participantes. O projeto foi destaque na DASU – Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária, pela abrangência e envolvimento da comunidade universitária."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14962_TB5043_11102024105322.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETÍCIA BATISTA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Letícia Batista"
    "autor_email" => "batistaletists@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112422
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5043
    "inscrito_id" => 14962
    "titulo" => "EDUCAÇÃO E SAÚDE NA FACULDADE UNB PLANALTINA (FUP)"
    "resumo" => "A saúde e o bem-estar dos/as estudantes universitários/as são fundamentais para garantir um ambiente propício ao aprendizado e ao desenvolvimento pessoal. A vida universitária pode ser uma fase emocionante, mas também desafiadora. Portanto, cuidar da saúde física, mental e emocional é essencial para alcançar o sucesso acadêmico e pessoal. Neste trabalho, apresentamos o projeto Saúde e Bem Estar na FUP. Sabemos que a interface das áreas da Educação e da Saúde é promissora para a construção de processos educacionais acolhedores, ambientes restaurativos nas escolas e universidades e conhecimentos científicos significativos para o bem viver. O bem viver é um conceito que implica engajamento da pessoa em escolhas e processos de atuação que façam sentido para si, mas que, também, transcendam a si mesma/o, numa perspectiva de cuidado, atenção e colaboração com o coletivo. Nesse sentido, o Projeto Saúde e Bem Estar da FUP foi planejado, executado e avaliado por treze estudantes da graduação, com a orientação de três professoras, preocupados/as em promover o Bem Estar na FUP. O projeto foi executado por meio de oficinas pedagógicas nas áreas de Musicoterapia, Meditação, Escrita Expressiva, Fala que eu te escuto, Contação de História, Rede de Perguntas e Respostas sobre a Covid 19, entre outras. Para isso, foi necessária uma ampla articulação com a comunidade interna e externa da Universidade para que o projeto oferecesse diferentes atividades e alcançasse a comunidade universitária. Para este trabalho, realizamos uma pesquisa documental, a partir de relatórios e diários de campo dos/as estudantes envolvidos/as. Os resultados mostraram que o Projeto atingiu diferentes públicos da comunidade universitária, considerando docentes, discentes e técnicos/as, além de familiares dos/as participantes. O projeto foi destaque na DASU – Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária, pela abrangência e envolvimento da comunidade universitária."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14962_TB5043_11102024105322.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETÍCIA BATISTA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Letícia Batista"
    "autor_email" => "batistaletists@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A saúde e o bem-estar dos/as estudantes universitários/as são fundamentais para garantir um ambiente propício ao aprendizado e ao desenvolvimento pessoal. A vida universitária pode ser uma fase emocionante, mas também desafiadora. Portanto, cuidar da saúde física, mental e emocional é essencial para alcançar o sucesso acadêmico e pessoal. Neste trabalho, apresentamos o projeto Saúde e Bem Estar na FUP. Sabemos que a interface das áreas da Educação e da Saúde é promissora para a construção de processos educacionais acolhedores, ambientes restaurativos nas escolas e universidades e conhecimentos científicos significativos para o bem viver. O bem viver é um conceito que implica engajamento da pessoa em escolhas e processos de atuação que façam sentido para si, mas que, também, transcendam a si mesma/o, numa perspectiva de cuidado, atenção e colaboração com o coletivo. Nesse sentido, o Projeto Saúde e Bem Estar da FUP foi planejado, executado e avaliado por treze estudantes da graduação, com a orientação de três professoras, preocupados/as em promover o Bem Estar na FUP. O projeto foi executado por meio de oficinas pedagógicas nas áreas de Musicoterapia, Meditação, Escrita Expressiva, Fala que eu te escuto, Contação de História, Rede de Perguntas e Respostas sobre a Covid 19, entre outras. Para isso, foi necessária uma ampla articulação com a comunidade interna e externa da Universidade para que o projeto oferecesse diferentes atividades e alcançasse a comunidade universitária. Para este trabalho, realizamos uma pesquisa documental, a partir de relatórios e diários de campo dos/as estudantes envolvidos/as. Os resultados mostraram que o Projeto atingiu diferentes públicos da comunidade universitária, considerando docentes, discentes e técnicos/as, além de familiares dos/as participantes. O projeto foi destaque na DASU – Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária, pela abrangência e envolvimento da comunidade universitária.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.