Aborda-se neste trabalho sobre o pensamento complexo da Biotecnologia a partir de uma revisão de literatura. Utilizou-se a pesquisa descritiva e, bibliográfica com caráter qualitativo e para a busca dos dados, utilizou-se a base virtual da SciELO, buscando-se artigos que tratam sobre Biotecnologia entre os anos de 2014 a 2023 no espaço de tempo de 10 anos, foram utilizadas as seguintes palavras-chave: 1) Biotecnologia, 2) Educação em Biotecnologia, 3) Ensino em Biotecnologia. Sobre os resultados, revelou-se que os artigos mais representativos estão categorizados nas áreas de Ciências Agrárias; Ciências Humanas; Ciências da Saúde; Ciências Biológicas e Ciências Sociais Aplicadas. Os artigos encontrados, estão distribuídos da seguinte forma: Palavra-chave- Biotecnologia, encontraram-se 120 trabalhos; Palavra-chave- Educação em Biotecnologia, encontraram-se 05 artigos, demonstrando-se uma ausência de produção científica nessa busca (4,17% dos trabalhos publicados em 10 anos se levarmos em consideração o total de artigos encontrados com a palavra-chave Biotecnologia); Palavra-chave- Ensino de Biotecnologia, encontraram-se 03 artigos (2,5% de trabalhos se levarmos em consideração o total de artigos encontrados com a palavra-chave Biotecnologia). Vale destacar dois pontos após a busca sobre os achados em Biotecnologia que implicam na popularização da CTS&A, o primeiro quanto a sua aplicabilidade, e o segundo relacionado às histerias da gênese que constroem o cerne dessa Ciência, tais pontos levaram a descrição de 3 categorias sendo i-Mercantilização da Biotecnologia, ii- Histerias generalizadas em Biotecnologia e, iii- Silenciamento curricular do discurso em Biotecnologia. Portanto, são 104 anos (1919-2023) desde a criação do termo “Biotecnologia” postulado por Karl Ereky, notadamente uma Ciência em que pouco se discute nas pesquisas científicas educacionais. Assim, para potencializar uma Biotecnologia efetiva é necessário colocar à luz das discussões as suas múltiplas dimensões que orientam a construção de um pensamento complexo de educação, cultura, ciência e tecnologia para o seu desenvolvimento social, justo e democrático.