JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O LÚDICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112142 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4650 "inscrito_id" => 12710 "titulo" => "JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O LÚDICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "Este trabalho é uma reformulação do relatório do Estágio Supervisionado na Educação Infantil, portanto, tem como objetivo discutir a relevância da ludicidade como um dos recursos que possibilita a participação da criança nas atividades desenvolvidas em sala. Além de proporcionar uma melhor fixação da aprendizagem dos alunos, uma vez que estes aprendem coletivamente, através de brincadeiras, jogos, dinâmicas e exercícios que contribuem para o desenvolvimento social, motor e cognitivo durante essa etapa tão importante para a criança. Essa pesquisa é de natureza qualitativa e de cunho bibliográfico. Para a argumentação teórica foram utilizados os autores Piaget (1972), Rosamilha (1979), Kishimoto (1994), Tassoni (2000) e Almeida (1999). O professor deve buscar recursos distintos para chamar a atenção do alunado, visto que ao promover atividades diferenciadas com artefatos concretos e ilustrados proporcionam uma vasta opção de dinâmicas para que a criança participe ativamente. Ressalta-se outros exercícios que podem ser desenvolvidos no coletivo de maneira lúdica, tendo por exemplo, trabalhar a formação de silabas, conceitos de soma e subtração, trabalhar acerca do meio ambiente, contação de histórias, emoções etc. Diante disso, compreende-se a relevância entre os jogos pedagógicos para o desenvolvimento da aprendizagem da criança e os conteúdos escolares, explanando conceitos bibliográficos associando-os a prática exercida no Estágio Supervisionado. Em consonância a isso, é apresentado quais contribuições estes recursos apresentaram mediante o desenvolvimento das atividades realizadas em sala. Destarte, compreende-se através da literatura científica e acordado com as vivências obtidas, foi possível atingir como resultado que a inserção de materiais lúdicos são primordiais nesta etapa da educação. Em decorrência que a criança se interessa pelas atividades e sente satisfação em participar da aula, uma vez que ela está aprendendo enquanto brinca e coletivamente. Portanto, compreende-se que os jogos e brincadeiras contribuem de maneira eficaz para o ensino-aprendizagem do discente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12710_TB4650_28102024235809.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA GERMANO GALDINO" "autor_nome_curto" => "Gabriela" "autor_email" => "gabrielagermano326@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112142 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4650 "inscrito_id" => 12710 "titulo" => "JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O LÚDICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "Este trabalho é uma reformulação do relatório do Estágio Supervisionado na Educação Infantil, portanto, tem como objetivo discutir a relevância da ludicidade como um dos recursos que possibilita a participação da criança nas atividades desenvolvidas em sala. Além de proporcionar uma melhor fixação da aprendizagem dos alunos, uma vez que estes aprendem coletivamente, através de brincadeiras, jogos, dinâmicas e exercícios que contribuem para o desenvolvimento social, motor e cognitivo durante essa etapa tão importante para a criança. Essa pesquisa é de natureza qualitativa e de cunho bibliográfico. Para a argumentação teórica foram utilizados os autores Piaget (1972), Rosamilha (1979), Kishimoto (1994), Tassoni (2000) e Almeida (1999). O professor deve buscar recursos distintos para chamar a atenção do alunado, visto que ao promover atividades diferenciadas com artefatos concretos e ilustrados proporcionam uma vasta opção de dinâmicas para que a criança participe ativamente. Ressalta-se outros exercícios que podem ser desenvolvidos no coletivo de maneira lúdica, tendo por exemplo, trabalhar a formação de silabas, conceitos de soma e subtração, trabalhar acerca do meio ambiente, contação de histórias, emoções etc. Diante disso, compreende-se a relevância entre os jogos pedagógicos para o desenvolvimento da aprendizagem da criança e os conteúdos escolares, explanando conceitos bibliográficos associando-os a prática exercida no Estágio Supervisionado. Em consonância a isso, é apresentado quais contribuições estes recursos apresentaram mediante o desenvolvimento das atividades realizadas em sala. Destarte, compreende-se através da literatura científica e acordado com as vivências obtidas, foi possível atingir como resultado que a inserção de materiais lúdicos são primordiais nesta etapa da educação. Em decorrência que a criança se interessa pelas atividades e sente satisfação em participar da aula, uma vez que ela está aprendendo enquanto brinca e coletivamente. Portanto, compreende-se que os jogos e brincadeiras contribuem de maneira eficaz para o ensino-aprendizagem do discente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12710_TB4650_28102024235809.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA GERMANO GALDINO" "autor_nome_curto" => "Gabriela" "autor_email" => "gabrielagermano326@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }