Este trabalho é uma reformulação do relatório do Estágio Supervisionado na Educação Infantil, portanto, tem como objetivo discutir a relevância da ludicidade como um dos recursos que possibilita a participação da criança nas atividades desenvolvidas em sala. Além de proporcionar uma melhor fixação da aprendizagem dos alunos, uma vez que estes aprendem coletivamente, através de brincadeiras, jogos, dinâmicas e exercícios que contribuem para o desenvolvimento social, motor e cognitivo durante essa etapa tão importante para a criança. Essa pesquisa é de natureza qualitativa e de cunho bibliográfico. Para a argumentação teórica foram utilizados os autores Piaget (1972), Rosamilha (1979), Kishimoto (1994), Tassoni (2000) e Almeida (1999). O professor deve buscar recursos distintos para chamar a atenção do alunado, visto que ao promover atividades diferenciadas com artefatos concretos e ilustrados proporcionam uma vasta opção de dinâmicas para que a criança participe ativamente. Ressalta-se outros exercícios que podem ser desenvolvidos no coletivo de maneira lúdica, tendo por exemplo, trabalhar a formação de silabas, conceitos de soma e subtração, trabalhar acerca do meio ambiente, contação de histórias, emoções etc. Diante disso, compreende-se a relevância entre os jogos pedagógicos para o desenvolvimento da aprendizagem da criança e os conteúdos escolares, explanando conceitos bibliográficos associando-os a prática exercida no Estágio Supervisionado. Em consonância a isso, é apresentado quais contribuições estes recursos apresentaram mediante o desenvolvimento das atividades realizadas em sala. Destarte, compreende-se através da literatura científica e acordado com as vivências obtidas, foi possível atingir como resultado que a inserção de materiais lúdicos são primordiais nesta etapa da educação. Em decorrência que a criança se interessa pelas atividades e sente satisfação em participar da aula, uma vez que ela está aprendendo enquanto brinca e coletivamente. Portanto, compreende-se que os jogos e brincadeiras contribuem de maneira eficaz para o ensino-aprendizagem do discente.