Este trabalho tem por objetivo apresentar a vivência de uma atividade de extensão que buscou celebrar o Dia da Consciência Negra, contemplando as leis de nº 10.639/2003 e 11.645/2008. A organização da atividade de extensão ocorreu no decorrer da disciplina Estágio Supervisionado Obrigatório 2 (ESO2) do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Ao longo dessa disciplina, foi sugerida a elaboração de uma atividade antirracista para o ensino de química, após discussões relacionadas às questões étnico-raciais. As atividades foram apresentadas e discutidas em sala de aula, sendo sugerido que houvesse a socialização delas. A docente da disciplina e 7 licenciandos participaram da elaboração da proposta de atividade de extensão intitulada: “Dia da Consciência Negra e o Ensino de Química: Reflexões e Práticas na Formação de Professores”, que foi aprovada institucionalmente e vivenciada no formato online. Dos sete licenciandos envolvidos na atividade, 5 apresentaram os trabalhos elaborados por seus grupos no decorrer do ESO2 e 2 participaram da comissão organizadora. A vivência da atividade oportunizou a aproximação dos licenciandos com a dinâmica institucional referente à extensão universitária e, enquanto palestrantes, puderam socializar suas produções com estudantes da UFRPE, professores e estudantes da educação básica, ampliando, dessa forma, espaços para reflexões críticas acerca do racismo ainda presente em nossa sociedade.