Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA AMPLIAÇÃO DO OLHAR SOBRE HÁBITOS SAUDÁVEIS: AÇÕES REALIZADAS DENTRO E FORA DA ESCOLA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111670
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3972
    "inscrito_id" => 10377
    "titulo" => "UMA AMPLIAÇÃO DO OLHAR SOBRE HÁBITOS SAUDÁVEIS: AÇÕES REALIZADAS DENTRO E FORA DA ESCOLA"
    "resumo" => "Introdução: Em meio às inúmeras possibilidades e experiências que temos em nossa sociedade, atualmente vem sendo estimulada a busca por hábitos saudáveis. Deste modo, pensar em levar discussões sobre obesidade, sedentarismo, desvios posturais, hábitos alimentares, autoestima e autoconhecimento para o âmbito educacional, é fundamental. A turma de 8° ano, juntamente com a professora de Educação Física criou um “projeto integrador” na Escola Estadual Estudante Ruben Nunes em Inhapi/Al que teve como objetivo principal mostrar a importância dos bons hábitos, do autoconhecimento e das diversas práticas corporais para se ter uma boa qualidade de vida. Método: Este trabalho foi desenvolvido em um bimestre e inicialmente foram estabelecidos os objetivos, posteriormente pensadas algumas estratégias para que as discussões em sala pudessem ser levadas para todos os alunos da escola, bem como para a comunidade. A turma foi dividida em grupos e estes ficaram responsáveis por: pesquisar, apresentar e divulgar nas redes sociais conteúdos acerca dos temas supracitados. Além disso, os discentes foram conduzidos a pensar ações práticas que integrassem a escola à comunidade, então surgiu a ideia de uma “pedalada solidária” para a turma e, posteriormente, a elaboração de um “campeonato solidário” para toda a escola. Resultados: Em ambas as ações, foram adquiridos, separados e entregues alimentos para as famílias carentes da cidade. Discussões: Para debater a temática, utilizou-se: (BRASIL, 1997), Darido (2012), dentre outros. Conclusão: Logo, este projeto levou os alunos não só a conhecerem e debaterem sobre hábitos saudáveis, mas também a entenderem que a desigualdade social é um dos fatores que interfere na dificuldade de manter estes “bons hábitos”. Além disso, os discentes entenderam o que é ser protagonistas de suas próprias vidas e como suas ações enquanto bons cidadãos podem interferir e repercutir positivamente na vida da comunidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10377_TB3972_27102024230202.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISLENE GOIS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "crislene gois s"
    "autor_email" => "leninha_gois@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111670
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3972
    "inscrito_id" => 10377
    "titulo" => "UMA AMPLIAÇÃO DO OLHAR SOBRE HÁBITOS SAUDÁVEIS: AÇÕES REALIZADAS DENTRO E FORA DA ESCOLA"
    "resumo" => "Introdução: Em meio às inúmeras possibilidades e experiências que temos em nossa sociedade, atualmente vem sendo estimulada a busca por hábitos saudáveis. Deste modo, pensar em levar discussões sobre obesidade, sedentarismo, desvios posturais, hábitos alimentares, autoestima e autoconhecimento para o âmbito educacional, é fundamental. A turma de 8° ano, juntamente com a professora de Educação Física criou um “projeto integrador” na Escola Estadual Estudante Ruben Nunes em Inhapi/Al que teve como objetivo principal mostrar a importância dos bons hábitos, do autoconhecimento e das diversas práticas corporais para se ter uma boa qualidade de vida. Método: Este trabalho foi desenvolvido em um bimestre e inicialmente foram estabelecidos os objetivos, posteriormente pensadas algumas estratégias para que as discussões em sala pudessem ser levadas para todos os alunos da escola, bem como para a comunidade. A turma foi dividida em grupos e estes ficaram responsáveis por: pesquisar, apresentar e divulgar nas redes sociais conteúdos acerca dos temas supracitados. Além disso, os discentes foram conduzidos a pensar ações práticas que integrassem a escola à comunidade, então surgiu a ideia de uma “pedalada solidária” para a turma e, posteriormente, a elaboração de um “campeonato solidário” para toda a escola. Resultados: Em ambas as ações, foram adquiridos, separados e entregues alimentos para as famílias carentes da cidade. Discussões: Para debater a temática, utilizou-se: (BRASIL, 1997), Darido (2012), dentre outros. Conclusão: Logo, este projeto levou os alunos não só a conhecerem e debaterem sobre hábitos saudáveis, mas também a entenderem que a desigualdade social é um dos fatores que interfere na dificuldade de manter estes “bons hábitos”. Além disso, os discentes entenderam o que é ser protagonistas de suas próprias vidas e como suas ações enquanto bons cidadãos podem interferir e repercutir positivamente na vida da comunidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10377_TB3972_27102024230202.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISLENE GOIS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "crislene gois s"
    "autor_email" => "leninha_gois@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Introdução: Em meio às inúmeras possibilidades e experiências que temos em nossa sociedade, atualmente vem sendo estimulada a busca por hábitos saudáveis. Deste modo, pensar em levar discussões sobre obesidade, sedentarismo, desvios posturais, hábitos alimentares, autoestima e autoconhecimento para o âmbito educacional, é fundamental. A turma de 8° ano, juntamente com a professora de Educação Física criou um “projeto integrador” na Escola Estadual Estudante Ruben Nunes em Inhapi/Al que teve como objetivo principal mostrar a importância dos bons hábitos, do autoconhecimento e das diversas práticas corporais para se ter uma boa qualidade de vida. Método: Este trabalho foi desenvolvido em um bimestre e inicialmente foram estabelecidos os objetivos, posteriormente pensadas algumas estratégias para que as discussões em sala pudessem ser levadas para todos os alunos da escola, bem como para a comunidade. A turma foi dividida em grupos e estes ficaram responsáveis por: pesquisar, apresentar e divulgar nas redes sociais conteúdos acerca dos temas supracitados. Além disso, os discentes foram conduzidos a pensar ações práticas que integrassem a escola à comunidade, então surgiu a ideia de uma “pedalada solidária” para a turma e, posteriormente, a elaboração de um “campeonato solidário” para toda a escola. Resultados: Em ambas as ações, foram adquiridos, separados e entregues alimentos para as famílias carentes da cidade. Discussões: Para debater a temática, utilizou-se: (BRASIL, 1997), Darido (2012), dentre outros. Conclusão: Logo, este projeto levou os alunos não só a conhecerem e debaterem sobre hábitos saudáveis, mas também a entenderem que a desigualdade social é um dos fatores que interfere na dificuldade de manter estes “bons hábitos”. Além disso, os discentes entenderam o que é ser protagonistas de suas próprias vidas e como suas ações enquanto bons cidadãos podem interferir e repercutir positivamente na vida da comunidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.