Introdução: Em meio às inúmeras possibilidades e experiências que temos em nossa sociedade, atualmente vem sendo estimulada a busca por hábitos saudáveis. Deste modo, pensar em levar discussões sobre obesidade, sedentarismo, desvios posturais, hábitos alimentares, autoestima e autoconhecimento para o âmbito educacional, é fundamental. A turma de 8° ano, juntamente com a professora de Educação Física criou um “projeto integrador” na Escola Estadual Estudante Ruben Nunes em Inhapi/Al que teve como objetivo principal mostrar a importância dos bons hábitos, do autoconhecimento e das diversas práticas corporais para se ter uma boa qualidade de vida. Método: Este trabalho foi desenvolvido em um bimestre e inicialmente foram estabelecidos os objetivos, posteriormente pensadas algumas estratégias para que as discussões em sala pudessem ser levadas para todos os alunos da escola, bem como para a comunidade. A turma foi dividida em grupos e estes ficaram responsáveis por: pesquisar, apresentar e divulgar nas redes sociais conteúdos acerca dos temas supracitados. Além disso, os discentes foram conduzidos a pensar ações práticas que integrassem a escola à comunidade, então surgiu a ideia de uma “pedalada solidária” para a turma e, posteriormente, a elaboração de um “campeonato solidário” para toda a escola. Resultados: Em ambas as ações, foram adquiridos, separados e entregues alimentos para as famílias carentes da cidade. Discussões: Para debater a temática, utilizou-se: (BRASIL, 1997), Darido (2012), dentre outros. Conclusão: Logo, este projeto levou os alunos não só a conhecerem e debaterem sobre hábitos saudáveis, mas também a entenderem que a desigualdade social é um dos fatores que interfere na dificuldade de manter estes “bons hábitos”. Além disso, os discentes entenderam o que é ser protagonistas de suas próprias vidas e como suas ações enquanto bons cidadãos podem interferir e repercutir positivamente na vida da comunidade.