No projeto, Aplicação e Desenvolvimento de Jogos e Modelos Didáticos para o Ensino de Genética, está sendo desenvolvido um conjunto de jogos de cartas inclusivo para pessoas com deficiência visual. Esses jogos visam auxiliar os docentes da rede pública de ensino, na fixação dos conteúdos de genética, promovendo a inclusão e facilitando o aprendizado de alunos com necessidades especiais. Dentro dos temas do Currículo em Movimento, programa curricular vigente do Distrito Federal, foram escolhidos os temas mitose e meiose para o jogo da memória "PMAT", sigla para profáse, metáfase, anáfase e telófase. Esse jogo reforça o entendimento desses processos de maneira lúdica e interativa. Para o jogo "Quem sou eu?" selecionamos importantes cientistas da história da genética, presentes no terceiro ciclo do segundo bloco do conteúdo vida e evolução do Currículo em Movimento. Este jogo destaca as contribuições de cientistas renomados, ajudando os alunos a contextualizar o conhecimento. Outro jogo desenvolvido foi “O jogo das oito pistas “ que é adaptável a quaisquer conteúdos do ensino de genética sendo portanto bem versátil e dando a possibilidade de revisar diversos tópicos, conforme a necessidade e o nível de compreensão dos estudantes. Os jogos serão apresentados em uma caixa de MDF e adesivada, contendo os baralhos, identificados com cores distintas e descrição em braille. As cartas serão desenhadas, pintadas e escritas em alto relevo (braille), permitindo a inclusão de todos. Cada parte foi pensada, garantindo que os alunos com deficiência visual possam participar das atividades. Os professores receberão orientações detalhadas sobre como utilizar os jogos em forma de cartilha informativa. Com esses jogos, espera-se que os alunos tenham mais interesse e desenvolvam uma compreensão mais profunda dos conceitos genéticos. O projeto visa criar um ambiente de aprendizado mais inclusivo e acessível, onde todos os alunos possam aprender e se desenvolver.