O estudo aborda a implementação de um Projeto de Dança inspirado nas culturas afro e indígena realizado em 2024, na Escola Municipal Dom Helder Câmara, situada no Distrito I, Bairro Álvaro Weyne na periferia de Fortaleza/CE. A pesquisa teve como objetivo principalanalisar até que ponto um projeto de dança tem potencial para educar em favor da diversidade étnico-racial. A ação aconteceu de fevereiro a maio de 2024 e os dados foram coletados principalmente por meio de observações. Todos os alunos do 3º ao 5º ano da escola mencionada passaram por um processo de contextualização, sensibilização e experimentação de ritmos afro e indígenas, além de confecção de adereços e máscaras. Todos estes artefatos compuseram o projeto, o que proporcionou uma amostra significativa de dados para análise dos impactos do projeto para os participantes. Uma das conclusões centrais do estudo é que os alunos se identificaram com as danças, desenvolvendo significativo interesse na participação do projeto; houve avanço no tocante ao pertencimento, quando os alunos tiveram oportunidade de pensar sobre a própria identidade étnico-racial; percebemos como as danças inspiradas das culturas afro e indígena contribuíram para o desenvolvimento socioemocional dos alunos; algumas mudanças de atitude em relação a convivialidade com a diversidade cultural após a participação no projeto. Isso sugere que o projeto não apenas promoveu a prática das danças, mas também estimulou uma conexão mais profunda e pessoal dos participantes com as culturas de suas respectivas matrizes étnico-raciais.