Esta comunicação visa discutir teoricamente sobre a formação continuada de professores e a autoria na produção de atividades escolares. Traz reflexões sobre a formação continuada do profissional da educação sobre a produção/criação de material de ensino, ou seja, sobre a elaboração das próprias atividades escolares, deixando a posição de reprodutores e executores de atividades das quais não participam da elaboração para exercer uma postura criativa, crítica e autoral. A comunicação tem como objetivo, enfim, de propor uma análise de como ocorre o processo de produção de material didático autorais para o ensino de língua materna na educação básica, bem como a formação continuada. A pesquisa empreendida é de natureza aplicada, com uma abordagem qualitativa e utiliza-se dos procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica. Teoricamente, a pesquisa está embasada em autores que discutem a formação continuada e elaboração de atividades, como Araújo (2017), Geraldi (2015), Antunes (2003 e 2007) Leffa (2007), Bakhtin (2003), entre outros. Com esse estudo, foi possível compreender um pouco sobre a formação do professor e os desafios para a elaboração de atividades escolares, sendo o professor o autor das próprias atividades, o que pode contribuir para a formação reflexiva e continuada, para a inovação das práticas no ensino de Língua Portuguesa e para as necessidades que emergem do dia a dia, dentre elas a formação tanto inicial quanto continuada voltada para a elaboração de atividades escolares.