A característica principal deste estudo é demonstrar como a afetividade no âmbito escolar e familiar pode ser essencial para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. A afetividade na escola é um elemento fundamental para o desenvolvimento integral dos alunos. Ela se manifesta diretamente à forma como os estudantes se relacionam entre si, com os professores, familiares e com todo o ambiente escolar. Quando a afetividade é cultivada na escola, os alunos se sentem mais acolhidos, seguros e motivados a aprender. Isso porque as relações afetivas positivas contribuem para a construção da autoestima, da confiança e do senso de pertencimento dos estudantes. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a influência da afetividade no processo de ensino e aprendizagem. Nossa fundamentação técnica foi construída numa pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de diversos autores, procurando enfatizar a importância da afetividade entre família e escola, assim como a necessidade de trabalhar sentimento e emoção entre professor e aluno para o avanço positivo do ensino e principalmente do desenvolvimento cognitivo. A metodologia utilizada é bibliográfica e com aplicação de questionários, para a comunidade familiar e escolar. Desta forma, é necessário que a escola tenha a intenção de colaborar de forma grandiosa para que o processo educativo adequado seja alcançado.