A primeira infância corresponde a um período essencial em que as crianças durante os seus seis primeiros anos de vida adquirem experiências em casa, na escola, no meio social em que vivem, dentre outros espaços explorados. Nesse sentido, a Educação infantil se apresenta como uma modalidade que deve proporcionar vivências significativas para favorecer o pleno desenvolvimento da criança, uma vez que isso contribuirá para enriquecer o seu repertório, bem como para a construção da sua identidade. Entre as experiências construídas e vivenciadas, os elementos da natureza se destacam como uma atividade que potencializa a aquisição de conhecimento e possibilita que as crianças desde pequenas tenham vivências nessa área. Considerando essas questões, a pergunta que norteou essa escrita foi a seguinte: quais as contribuições que a terra enquanto elemento da natureza pode contribuir com o público da Educação infantil? Assim, este trabalho tem por objetivo relatar as experiências desenvolvidas no decorrer do projeto “A Criança e os encantos da natureza”, desenvolvido com as crianças do Infantil III de um Centro de Educação Infantil, localizado em Sobral - Ceará. Para subsidiar as reflexões teóricas foram utilizadas as contribuições de Flora (2019), Silva (2019), Santos et al (2017), dentre outros. Partindo disso, os resultados sinalizaram que através da mediação das professoras, as crianças tiveram a oportunidade de explorar sua criatividade, imaginação, além disso foram confeccionados pulseiras, quadros e brinquedos, que proporcionaram às crianças momentos de alegria, diversão, aprendizado acerca das possibilidades que os elementos da terra podem oferecê-los. Ademais, tal atividade instigou o desejo de continuar abordando temáticas como esta, tendo em vista a relevância desse assunto no campo educacional.