FUNÇÕES COMO SUPORTE DESCRITIVO DE FENÔMENOS DA NATUREZA NO CAMPO DA CINEMÁTICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108927 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 102 "inscrito_id" => 951 "titulo" => "FUNÇÕES COMO SUPORTE DESCRITIVO DE FENÔMENOS DA NATUREZA NO CAMPO DA CINEMÁTICA" "resumo" => "A linguagem matemática pode ajudar a compreender muitos aspectos do universo, uma vez que ela está inserida em outras áreas, especialmente na Física. Objetiva-se refletir sobre a empregabilidade da linguagem matemática (funções) como suporte para descrição de fenômenos da natureza no campo da Cinemática, tendo como base a relação entre as ciências Física e Matemática. A metodologia utilizada foi referente ao planejamento de uma aula de Física/Matemática, sendo sua proposta de aplicação em forma de intervenção pedagógica. As estratégias pedagógicas foram constituídas mediante unidade didática interdisciplinar, favorecendo a interligação entre a Física e a Matemática, por meio de diálogos, investigação, socialização e resolução de problemas. Além disso, os problemas foram contextualizados e criativos, com a finalidade de incentivar a discussão e busca por respostas, favorecendo a atenção e autonomia dos alunos. Assim sendo, esta pesquisa pode proporcionar uma base construtiva, por intermédio do diálogo entre áreas do conhecimento científico. A proposta didática foi constituída de forma dinâmica, aberta a participação ativa dos estudantes, partindo de situações da realidade, afim de fornecer subsídios e significados no processo de ensino e aprendizagem da Cinemática pela modelagem de funções. Pode-se constatar que a Física, desde o seu desenvolvimento no pensamento científico até a contemporaneidade, passou a ser explicada mediante o aprimoramento de técnicas e elementos matemáticos mais precisos, devido ao grau de abstração de determinados fenômenos físicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID951_TB102_25102024094604.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÁLISON PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ÁLISON" "autor_email" => "alisonpereira.silva@outlook.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108927 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 102 "inscrito_id" => 951 "titulo" => "FUNÇÕES COMO SUPORTE DESCRITIVO DE FENÔMENOS DA NATUREZA NO CAMPO DA CINEMÁTICA" "resumo" => "A linguagem matemática pode ajudar a compreender muitos aspectos do universo, uma vez que ela está inserida em outras áreas, especialmente na Física. Objetiva-se refletir sobre a empregabilidade da linguagem matemática (funções) como suporte para descrição de fenômenos da natureza no campo da Cinemática, tendo como base a relação entre as ciências Física e Matemática. A metodologia utilizada foi referente ao planejamento de uma aula de Física/Matemática, sendo sua proposta de aplicação em forma de intervenção pedagógica. As estratégias pedagógicas foram constituídas mediante unidade didática interdisciplinar, favorecendo a interligação entre a Física e a Matemática, por meio de diálogos, investigação, socialização e resolução de problemas. Além disso, os problemas foram contextualizados e criativos, com a finalidade de incentivar a discussão e busca por respostas, favorecendo a atenção e autonomia dos alunos. Assim sendo, esta pesquisa pode proporcionar uma base construtiva, por intermédio do diálogo entre áreas do conhecimento científico. A proposta didática foi constituída de forma dinâmica, aberta a participação ativa dos estudantes, partindo de situações da realidade, afim de fornecer subsídios e significados no processo de ensino e aprendizagem da Cinemática pela modelagem de funções. Pode-se constatar que a Física, desde o seu desenvolvimento no pensamento científico até a contemporaneidade, passou a ser explicada mediante o aprimoramento de técnicas e elementos matemáticos mais precisos, devido ao grau de abstração de determinados fenômenos físicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID951_TB102_25102024094604.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÁLISON PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ÁLISON" "autor_email" => "alisonpereira.silva@outlook.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }