A linguagem matemática pode ajudar a compreender muitos aspectos do universo, uma vez que ela está inserida em outras áreas, especialmente na Física. Objetiva-se refletir sobre a empregabilidade da linguagem matemática (funções) como suporte para descrição de fenômenos da natureza no campo da Cinemática, tendo como base a relação entre as ciências Física e Matemática. A metodologia utilizada foi referente ao planejamento de uma aula de Física/Matemática, sendo sua proposta de aplicação em forma de intervenção pedagógica. As estratégias pedagógicas foram constituídas mediante unidade didática interdisciplinar, favorecendo a interligação entre a Física e a Matemática, por meio de diálogos, investigação, socialização e resolução de problemas. Além disso, os problemas foram contextualizados e criativos, com a finalidade de incentivar a discussão e busca por respostas, favorecendo a atenção e autonomia dos alunos. Assim sendo, esta pesquisa pode proporcionar uma base construtiva, por intermédio do diálogo entre áreas do conhecimento científico. A proposta didática foi constituída de forma dinâmica, aberta a participação ativa dos estudantes, partindo de situações da realidade, afim de fornecer subsídios e significados no processo de ensino e aprendizagem da Cinemática pela modelagem de funções. Pode-se constatar que a Física, desde o seu desenvolvimento no pensamento científico até a contemporaneidade, passou a ser explicada mediante o aprimoramento de técnicas e elementos matemáticos mais precisos, devido ao grau de abstração de determinados fenômenos físicos.