Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“A POMBINHA DA MATA” E “O VESTIDO DE LAURA”, UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE ALFABETIZADORAS

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho nasceu a partir de uma experiência enquanto pesquisadora de Mestrado (2021) pela Universidade Federal de Campina Grande, com um grupo de professoras alfabetizadoras de uma cidade do interior da Paraíba. Nesse cenário, nossa proposta foi levar a poesia infantil do livro Ou isto ou aquilo (2012), de Cecília Meireles para a formação continuada dessas profissionais, ao mesmo tempo para as salas de aula da alfabetização, através da Teoria da Recepção, de Jauss (1979) e Iser (1999) sobre a recepção de textos literários e concomitantemente o método recepcional de Bordini e Aguiar (1988), com natureza qualitativa. Para este estudo, selecionamos os poemas “A Pombinha da Mata e “O vestido de Laura” que percorreram diferentes cenários envolvendo professoras, crianças e família de modo significativo. Para esse fim, o grupo em questão realizou diferentes leituras, com entonações e gestos corporais à luz do método performático de Zumthor (2018). Diante do exposto, houve uma interação dos participantes com o texto de modo afetivo por conta de acionar as memórias concebida pela saudade que tocava cada uma individualmente no tocante as docentes e curiosidade por parte das crianças. A leitura desses poemas sensibilizou os participantes da referida pesquisa, conseguindo fisgar a atenção e o desejo de realizar leitura dos poemas infantis. Acreditamos, portanto, que trabalhar a poesia a partir da Estética da Recepção tem uma importância valiosa na formação do leitor.

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