A utilização de jogos digitais em situações de ensino-aprendizagem é um tema que vem ganhando cada vez mais destaque nos últimos anos. E o presente trabalho, que é resultado de um projeto integrador construído no IFRN/Campus Avançado Parelhas, envolvendo as áreas de informática, filosofia e matemática, consiste em analisar os potenciais benefícios que a utilização de jogos pode fornecer a práticas de ensino e, ao mesmo tempo, pretende desenvolver um jogo com finalidade pedagógica. A etapa da pesquisa referente à discussão acerca da utilização de jogos na educação dar-se-á através da revisão bibliográfica de obras relacionadas ao tema. E a construção do jogo MSW (Math Survival World) será operacionalizada na plataforma Unity, utilizando a linguagem de programação C#, disponível na versão Desktop. Como benefícios do emprego de jogos como recursos educacionais, destaca-se: os jogos podem ser utilizados como estratégia pedagógica para engajar os estudantes, tornar o processo de aprendizagem mais interessante e desafiador, além de possibilitar que os alunos aprendam de forma autônoma e prazerosa. Não se defende aqui que os jogos sejam a única ferramenta didática, mas sim associados com outras formas e recursos de aprendizagem. A relação entre jogos e aprendizagem pode deixar o ensino mais atraente para os alunos, possibilitando o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para o sucesso acadêmico e profissional. Com base nessa perspectiva, será desenvolvida uma aplicação dinâmica e interativa para ajudar na aprendizagem de estudantes em assuntos das ciências exatas. Por fim, infere-se que o uso de jogos na aprendizagem pode ser uma abordagem eficaz para promover a motivação e o engajamento dos alunos, mas é importante usá-los de forma estratégica e cuidadosa, integrando-os com outras formas de aprendizagem para promover uma educação mais completa e efetiva.