Desenhos são usados desde a pré-história como forma de manifestação do intelecto humano, seu cotidiano e suas relações com o meio. O principal objetivo da educação ambiental é aproximar a realidade dos sujeitos a realidade da natureza, fazendo com que estes se sintam pertencentes a ela. Este trabalho tem como objetivos avaliar a percepção ambiental de adolescentes das escolas públicas do município de Marechal Deodoro, sobre o tema das Ciências Ambientais. Para tal, foram analisadas as representações artísticas finalistas da IV e V edição da Feira de Ciências Ambientais de Marechal Deodoro, Alagoas. Esta feira contou com a participação das escolas públicas de ensino médio da região, sendo realizada no Instituto Federal de Alagoas – Ifal a partir da aprovação de projeto em edital com recursos do CNPq/MCTI e Proex/IFAL. O gênero dos autores foi obtido a partir do nome declarado na ficha de inscrição. Os desenhos foram caracterizados a quanto ao colorismo (Colorido - Preto / branco), tipo de ambiente retratado (Terrestre - Aquático - Urbano - Ser vivo em específico - Biosfera) e quanto perspectiva crítica do estudante (Otimista - Pessimista - Contraste). Um total de 40 desenhos foram analisados, 70% deles produzidos por meninas e 85% foram coloridos. Os serves vivos foram os assuntos mais retratados (35%) acompanhados por representações da biosfera (28%), o contraste entre situações distintas dominou as representações (48%) acompanhado de uma ótica pessimista frente ao meio ambiente (35%). Pode-se concluir dos resultados apresentados que meninas tiveram maior participação que meninos nesta modalidade, os desenhos coloridos também foram mais abundantes que os em preto e branco. Quanto aos ambientes retratados o foco nos seres vivos apareceu mais e uma ótica contrastante em geral dualista dominou os assuntos.