Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPRESSÕES ARTÍSTICAS SOBRE CIÊNCIA E MEIO AMBIENTE: UM ESTUDO DE CASO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação ambiental
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112551
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5228
    "inscrito_id" => 14878
    "titulo" => "EXPRESSÕES ARTÍSTICAS SOBRE CIÊNCIA E MEIO AMBIENTE: UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "Desenhos são usados desde a pré-história como forma de manifestação do intelecto humano, seu cotidiano e suas relações com o meio. O principal objetivo da educação ambiental é aproximar a realidade dos sujeitos a realidade da natureza, fazendo com que estes se sintam pertencentes a ela. Este trabalho tem como objetivos avaliar a percepção ambiental de adolescentes das escolas públicas do município de Marechal Deodoro, sobre o tema das Ciências Ambientais. Para tal, foram analisadas as representações artísticas finalistas da IV e V edição da Feira de Ciências Ambientais de Marechal Deodoro, Alagoas. Esta feira contou com a participação das escolas públicas de ensino médio da região, sendo realizada no Instituto Federal de Alagoas – Ifal a partir da aprovação de projeto em edital com recursos do CNPq/MCTI e Proex/IFAL. O gênero dos autores foi obtido a partir do nome declarado na ficha de inscrição. Os desenhos foram caracterizados a quanto ao colorismo (Colorido - Preto / branco), tipo de ambiente retratado (Terrestre - Aquático - Urbano - Ser vivo em específico - Biosfera) e quanto perspectiva crítica do estudante (Otimista - Pessimista - Contraste). Um total de 40 desenhos foram analisados, 70% deles produzidos por meninas e 85% foram coloridos. Os serves vivos foram os assuntos mais retratados (35%) acompanhados por representações da biosfera (28%), o contraste entre situações distintas dominou as representações (48%) acompanhado de uma ótica pessimista frente ao meio ambiente (35%). Pode-se concluir dos resultados apresentados que meninas tiveram maior participação que meninos nesta modalidade, os desenhos coloridos também foram mais abundantes que os em preto e branco. Quanto aos ambientes retratados o foco nos seres vivos apareceu mais e uma ótica contrastante em geral dualista dominou os assuntos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID14878_TB5228_23052024162609.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA  SANTOS DE MELO FIORI"
    "autor_nome_curto" => "ANA PAULA"
    "autor_email" => "ana.fiori@ifal.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112551
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5228
    "inscrito_id" => 14878
    "titulo" => "EXPRESSÕES ARTÍSTICAS SOBRE CIÊNCIA E MEIO AMBIENTE: UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "Desenhos são usados desde a pré-história como forma de manifestação do intelecto humano, seu cotidiano e suas relações com o meio. O principal objetivo da educação ambiental é aproximar a realidade dos sujeitos a realidade da natureza, fazendo com que estes se sintam pertencentes a ela. Este trabalho tem como objetivos avaliar a percepção ambiental de adolescentes das escolas públicas do município de Marechal Deodoro, sobre o tema das Ciências Ambientais. Para tal, foram analisadas as representações artísticas finalistas da IV e V edição da Feira de Ciências Ambientais de Marechal Deodoro, Alagoas. Esta feira contou com a participação das escolas públicas de ensino médio da região, sendo realizada no Instituto Federal de Alagoas – Ifal a partir da aprovação de projeto em edital com recursos do CNPq/MCTI e Proex/IFAL. O gênero dos autores foi obtido a partir do nome declarado na ficha de inscrição. Os desenhos foram caracterizados a quanto ao colorismo (Colorido - Preto / branco), tipo de ambiente retratado (Terrestre - Aquático - Urbano - Ser vivo em específico - Biosfera) e quanto perspectiva crítica do estudante (Otimista - Pessimista - Contraste). Um total de 40 desenhos foram analisados, 70% deles produzidos por meninas e 85% foram coloridos. Os serves vivos foram os assuntos mais retratados (35%) acompanhados por representações da biosfera (28%), o contraste entre situações distintas dominou as representações (48%) acompanhado de uma ótica pessimista frente ao meio ambiente (35%). Pode-se concluir dos resultados apresentados que meninas tiveram maior participação que meninos nesta modalidade, os desenhos coloridos também foram mais abundantes que os em preto e branco. Quanto aos ambientes retratados o foco nos seres vivos apareceu mais e uma ótica contrastante em geral dualista dominou os assuntos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID14878_TB5228_23052024162609.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA  SANTOS DE MELO FIORI"
    "autor_nome_curto" => "ANA PAULA"
    "autor_email" => "ana.fiori@ifal.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Desenhos são usados desde a pré-história como forma de manifestação do intelecto humano, seu cotidiano e suas relações com o meio. O principal objetivo da educação ambiental é aproximar a realidade dos sujeitos a realidade da natureza, fazendo com que estes se sintam pertencentes a ela. Este trabalho tem como objetivos avaliar a percepção ambiental de adolescentes das escolas públicas do município de Marechal Deodoro, sobre o tema das Ciências Ambientais. Para tal, foram analisadas as representações artísticas finalistas da IV e V edição da Feira de Ciências Ambientais de Marechal Deodoro, Alagoas. Esta feira contou com a participação das escolas públicas de ensino médio da região, sendo realizada no Instituto Federal de Alagoas – Ifal a partir da aprovação de projeto em edital com recursos do CNPq/MCTI e Proex/IFAL. O gênero dos autores foi obtido a partir do nome declarado na ficha de inscrição. Os desenhos foram caracterizados a quanto ao colorismo (Colorido - Preto / branco), tipo de ambiente retratado (Terrestre - Aquático - Urbano - Ser vivo em específico - Biosfera) e quanto perspectiva crítica do estudante (Otimista - Pessimista - Contraste). Um total de 40 desenhos foram analisados, 70% deles produzidos por meninas e 85% foram coloridos. Os serves vivos foram os assuntos mais retratados (35%) acompanhados por representações da biosfera (28%), o contraste entre situações distintas dominou as representações (48%) acompanhado de uma ótica pessimista frente ao meio ambiente (35%). Pode-se concluir dos resultados apresentados que meninas tiveram maior participação que meninos nesta modalidade, os desenhos coloridos também foram mais abundantes que os em preto e branco. Quanto aos ambientes retratados o foco nos seres vivos apareceu mais e uma ótica contrastante em geral dualista dominou os assuntos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.