Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MONITORIA ACADÊMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA “CRIATIVIDADE” DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108893
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 46
    "inscrito_id" => 2996
    "titulo" => "MONITORIA ACADÊMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA “CRIATIVIDADE” DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO"
    "resumo" => "O Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) é um curso de Mestrado Profissional em Ensino da Universidade Federal do Pará (UFPA) e em seu desenho curricular possui duas disciplinas obrigatórias, sendo uma delas, a Disciplina Criatividade, que aborda o trabalho de autores ligados à proposta desta e que contribuem para o desenvolvimento de produtos educacionais como parte do processo formativo inerente ao curso e para a obtenção do título de Mestre. Sendo alguns dos objetivos da Disciplina relacionar a criatividade e a geração de ideias inovadoras, o uso de ferramentas/métodos de criatividade e a solução criativa de problemas. Esse trabalho visa descrever as ações relacionadas ao percurso da monitoria em momentos cruciais ao andamento da Disciplina, desde a sua organização de aulas e bibliografia até a culminância com a produção de artefatos educacionais, além de suas contribuições para a formação do monitor. Desse modo, o estudo caracteriza-se pela abordagem qualitativa de caráter descritivo, baseado nos estudos de Gil (2008) e Silva e Menezes (2001). Os resultados alcançados apresentam um avanço na percepção crítica que se espera de um indivíduo ao nível de pós-graduação e na produção acadêmica, o fortalecimento do vínculo, aprendizado e compartilhamento de ideias e conhecimentos em um ambiente multidisciplinar e a produção e avaliação de materiais educacionais inerentes à área de ensino e suas possíveis contribuições nas diferentes áreas do conhecimento. Além da importante contribuição para o trabalho das docentes à frente da Disciplina e o apoio aos discentes ingressantes em novas turmas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID2996_TB46_18032024193541.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO ANDREY LOREDO DE ASSUNÇÃO"
    "autor_nome_curto" => "PAULO"
    "autor_email" => "pauloandrey6@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108893
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 46
    "inscrito_id" => 2996
    "titulo" => "MONITORIA ACADÊMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA “CRIATIVIDADE” DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO"
    "resumo" => "O Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) é um curso de Mestrado Profissional em Ensino da Universidade Federal do Pará (UFPA) e em seu desenho curricular possui duas disciplinas obrigatórias, sendo uma delas, a Disciplina Criatividade, que aborda o trabalho de autores ligados à proposta desta e que contribuem para o desenvolvimento de produtos educacionais como parte do processo formativo inerente ao curso e para a obtenção do título de Mestre. Sendo alguns dos objetivos da Disciplina relacionar a criatividade e a geração de ideias inovadoras, o uso de ferramentas/métodos de criatividade e a solução criativa de problemas. Esse trabalho visa descrever as ações relacionadas ao percurso da monitoria em momentos cruciais ao andamento da Disciplina, desde a sua organização de aulas e bibliografia até a culminância com a produção de artefatos educacionais, além de suas contribuições para a formação do monitor. Desse modo, o estudo caracteriza-se pela abordagem qualitativa de caráter descritivo, baseado nos estudos de Gil (2008) e Silva e Menezes (2001). Os resultados alcançados apresentam um avanço na percepção crítica que se espera de um indivíduo ao nível de pós-graduação e na produção acadêmica, o fortalecimento do vínculo, aprendizado e compartilhamento de ideias e conhecimentos em um ambiente multidisciplinar e a produção e avaliação de materiais educacionais inerentes à área de ensino e suas possíveis contribuições nas diferentes áreas do conhecimento. Além da importante contribuição para o trabalho das docentes à frente da Disciplina e o apoio aos discentes ingressantes em novas turmas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID2996_TB46_18032024193541.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO ANDREY LOREDO DE ASSUNÇÃO"
    "autor_nome_curto" => "PAULO"
    "autor_email" => "pauloandrey6@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) é um curso de Mestrado Profissional em Ensino da Universidade Federal do Pará (UFPA) e em seu desenho curricular possui duas disciplinas obrigatórias, sendo uma delas, a Disciplina Criatividade, que aborda o trabalho de autores ligados à proposta desta e que contribuem para o desenvolvimento de produtos educacionais como parte do processo formativo inerente ao curso e para a obtenção do título de Mestre. Sendo alguns dos objetivos da Disciplina relacionar a criatividade e a geração de ideias inovadoras, o uso de ferramentas/métodos de criatividade e a solução criativa de problemas. Esse trabalho visa descrever as ações relacionadas ao percurso da monitoria em momentos cruciais ao andamento da Disciplina, desde a sua organização de aulas e bibliografia até a culminância com a produção de artefatos educacionais, além de suas contribuições para a formação do monitor. Desse modo, o estudo caracteriza-se pela abordagem qualitativa de caráter descritivo, baseado nos estudos de Gil (2008) e Silva e Menezes (2001). Os resultados alcançados apresentam um avanço na percepção crítica que se espera de um indivíduo ao nível de pós-graduação e na produção acadêmica, o fortalecimento do vínculo, aprendizado e compartilhamento de ideias e conhecimentos em um ambiente multidisciplinar e a produção e avaliação de materiais educacionais inerentes à área de ensino e suas possíveis contribuições nas diferentes áreas do conhecimento. Além da importante contribuição para o trabalho das docentes à frente da Disciplina e o apoio aos discentes ingressantes em novas turmas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.