O Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) é um curso de Mestrado Profissional em Ensino da Universidade Federal do Pará (UFPA) e em seu desenho curricular possui duas disciplinas obrigatórias, sendo uma delas, a Disciplina Criatividade, que aborda o trabalho de autores ligados à proposta desta e que contribuem para o desenvolvimento de produtos educacionais como parte do processo formativo inerente ao curso e para a obtenção do título de Mestre. Sendo alguns dos objetivos da Disciplina relacionar a criatividade e a geração de ideias inovadoras, o uso de ferramentas/métodos de criatividade e a solução criativa de problemas. Esse trabalho visa descrever as ações relacionadas ao percurso da monitoria em momentos cruciais ao andamento da Disciplina, desde a sua organização de aulas e bibliografia até a culminância com a produção de artefatos educacionais, além de suas contribuições para a formação do monitor. Desse modo, o estudo caracteriza-se pela abordagem qualitativa de caráter descritivo, baseado nos estudos de Gil (2008) e Silva e Menezes (2001). Os resultados alcançados apresentam um avanço na percepção crítica que se espera de um indivíduo ao nível de pós-graduação e na produção acadêmica, o fortalecimento do vínculo, aprendizado e compartilhamento de ideias e conhecimentos em um ambiente multidisciplinar e a produção e avaliação de materiais educacionais inerentes à área de ensino e suas possíveis contribuições nas diferentes áreas do conhecimento. Além da importante contribuição para o trabalho das docentes à frente da Disciplina e o apoio aos discentes ingressantes em novas turmas.