Este artigo explora as interações entre a Psicologia e a Pedagogia, destacando sua história, influências mútuas e implicações no campo educacional. Inicia-se com uma análise das raízes filosóficas da Psicologia e sua evolução como ciência, destacando a diversidade de abordagens e teorias que caracterizam o campo. Assim, observando que essa diversidade também influenciou as reflexões e práticas pedagógicas, desde o surgimento de diferentes compreensões sobre a mente humana e o comportamento até os dias atuais. A posteriori, discute-se como os processos sociais, históricos e culturais moldaram tanto a Psicologia quanto a Pedagogia, enfatizando a importância de considerar esses contextos na análise científica. Na parte metodológica, buscou-se definir esta pesquisa enquanto uma revisão narrativa da literatura, assim como nos apoiamos também em autores da psicanálise e da psicologia para discutir criticamente o lugar da Ciência nesses campos. Por fim, nos resultados, são discutidas as práticas de abordagens pedagógicas que se baseiam em teorias psicológicas, como o comportamentalismo, a psicanálise e a teoria sócio-histórica de Vygotsky. Nas considerações finais, destaca-se o potencial de colaboração entre a Psicologia e a Pedagogia, enfatizando a importância de abordagens críticas e compreensivas para entender os processos de aprendizagem e desenvolvimento humano. Conclui-se com um apelo por novas reflexões e revisões críticas sobre o papel das Psicologias na ciência pedagógica, visando uma compreensão mais específica e holística dos fenômenos que permeiam esses campos interdisciplinares.