O trabalho se ancora na perspectiva da inclusão de pessoas surdas no cotidiano de um curso do ensino superior. O objetivo deste trabalho foi avaliar o processo de inclusão de discentes com deficiência auditiva no curso de licenciatura em Educação Física em um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). A metodologia se ancorou em uma abordagem qualitativa, através de um estudo de caso, que almeja analisar as situações do cotidiano referentes à inclusão de pessoas com deficiência auditiva/surdez, de maneira prática e experimental. O lócus da pesquisa foi um campus do IFCE e como sujeitos duas alunas surdas do curso de Licenciatura em Educação Física. Para a coleta de dados foi necessária a ajuda de dois intérpretes de LIBRAS através do mecanismo de entrevista com as referidas alunas, destacamos que os tradutores foram essenciais para a execução do estudo. A análise dos dados levou em consideração a revisão literária e informações coletadas com base na análise do discurso. Foi observado como resultado, que houveram métodos de inclusão adotados pela instituição, e fatores potencializadores como a interação entre os pares surdos e como fragilidades as disciplinas de Dança e atividades Rítmicas que exigiam uma compreensão maior do ritmo e som, e destaque de vivências como a disciplina de futebol e troca de experiências sobre a comunicação, o que reforça a interação entre as partes através da empatia e capacitação dos docentes, como fatores essenciais para que a educação inclusiva se faça presente dentro do curso da Educação Física. Percebemos que existem inúmeras dificuldades para que os alunos com deficiência auditiva consigam ingressar e se manter em uma instituição de ensino superior, como também, há fatores motivacionais que propiciam um incentivo diário, já que a “luta” se faz presente dia após dia.