Apresentaremos nesse artigo reflexões que decorrem de uma revisão de literatura, cujo objetivo busca investigar a aplicabilidade de uma abordagem pedagógica de Futures Literacy no cotidiano de uma escola pública de Educação Infantil, do munícipio de Vacaria, no Rio Grande do Sul. Esse trabalho integra um projeto de tese de doutorado, em andamento, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade de Caxias do Sul. De acordo com a UNESCO, Futures Literacy, ou Letramento em Futuros, é uma das competências essenciais para o século XXI que se baseia na capacidade humana inata de imaginar o futuro e que contempla olhar para o presente em uma dimensão crítica, visando mudar comportamentos para o futuro. Esta competência é especialmente vital em um mundo caracterizado por mudanças exponenciais, abrangendo questões complexas como as alterações climáticas, os avanços tecnológicos e a desigualdade social. O estudo se justifica, pois, embora existam vários projetos de Futures Literacy amplamente desenvolvidos no Ensino Superior, são poucas as pesquisas com essa temática voltadas aos cenários das infâncias. A pesquisa desenvolvida por Stecanela; Panizzon; Villas-Boas (2023) apresenta uma abordagem pedagógica inovadora para a Educação Básica, constituindo-se em uma referência importante para o contexto brasileiro. Além dessa referência, como ponto de partida, as demais fontes para as análises serão buscadas nas plataformas da UNESCO e em outras bases de dados adequadas. Inferimos que as escolas de Educação Infantil são um terreno fértil para a implementação de uma abordagem pedagógica de Futures Literacy, e um meio potencialmente eficaz de nutrir a imaginação, a curiosidade, o encantamento, a alegria e a esperança, que se mantêm latentes na infância.