Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OFICINA DE FANZINE NA UNIVERSIDADE: PERCEPÇÕES AVALIATIVAS DE UM GRUPO DE LICENCIANDOS

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Fanzines são recursos midiáticos feitos artesanalmente ou virtualmente e que podem conter em seu interior textos, desenhos, versos, ilustrações coladas e outros elementos de natureza artística. Ultimamente, a utilização desta ferramenta em contextos educativos tem se tornado alvo de diferentes pesquisas, sobretudo, em função da capacidade autoral, estética e reflexiva que ela apresenta. Nessa direção, esta investigação busca analisar as percepções avaliativas de um grupo de licenciandos perante à vivência em uma oficina de fanzinagem realizada numa instituição cearense de ensino superior. Significa, pois, que o presente estudo almejou responder à seguinte questão: “após a vivência de uma oficina de fanzines na universidade, quais percepções avaliativas possuem os participantes da ação?”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória, que efetua uma análise cautelosa das respostas extraídas do questionário semiestruturado, aplicado para os sujeitos nos momentos finais da atividade, ao mesmo tempo, em que procura relacioná-las com a literatura especializada. O percurso de análise possibilitou conhecer as visões do público-alvo quanto a eficácia dos objetivos e da metodologia empregada na oficina, mas também identificou os conhecimentos gerais e específicos adquiridos pelos participantes sobre o recurso que lhes fora exibido. Em primeiro plano, percebe-se um consenso entre os sujeitos, no que diz respeito ao fato de que a ação promovida foi considerada útil, bem-sucedida e relevante. Em segunda instância, as informações obtidas sinalizam que a atividade oportunizou a apreensão de saberes teóricos e práticos sobre o fanzine e sua fabricação artesanal, visto que a maioria desconhecia completamente o recurso e que nenhum dos participantes havia praticado a fanzinagem antes. Complementarmente, constata-se que todos os sujeitos compreenderam o poder inventivo, dinâmico, inovador e artístico do instrumento em questão a partir da experiência oferecida, o que pode torná-los profissionais engajados na ressignificação das práticas tradicionais de ensino no futuro exercício da docência.

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