Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA VISÃO CRÍTICA PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Educação Física adaptada abrange conteúdos diversificados garantindo inclusão e desenvolvimento de habilidades e capacidades que provêm a inclusão de Pessoas com Deficiências (PCDs), necessitando de um olhar diferenciado em estratégias de adaptação em programas voltados à atividade física, trabalhando o desenvolvimento das habilidades motoras mediante a suas necessidades físicas e cognitivas contribuindo para autonomia e qualidade de vida. Dessa forma, este trabalho busca compreender como o profissional de Educação Física (EF) articula estratégias de ensino para inclusão dos PCDs, identificando as principais estratégias metodológicas e seu processo de avaliação e adaptação, como também descreve e argumenta sobre a contribuição e desafios do profissional de EF no ensino e aprendizagem dos PCDs. A pesquisa foi realizada através de revisão bibliográfica com estudo descritivo e abordagem qualitativa. A deficiência não deve ser vista como uma dificuldade, mas ser considerada uma motivação, ao qual o profissional de EF é primordial na inclusão, intervindo de maneira direta, ao pensar em ações que venham a explorar outras habilidades respeitando a individualidade de cada aluno e pensando possibilidades de adaptações. Encontra-se dificuldade no decorrer do processo, como a má formação de profissionais capacitados. A carência de espaços com equipamentos adaptados também é tido como um desafio e para superar desafios impostos é necessário adequações de metodologias e avaliações propostas para os PCDs. A EF adaptada contribui na aprendizagem, garantindo o direito à cidadania, abrange conteúdos diversificados proporcionando aos alunos participação e inclusão em atividades aos quais proporciona vivências e práticas cotidianas para obter uma boa qualidade de vida e autonomia dos PCDs. Na perspectiva inclusiva o profissional em EF deverá aplicar metodologias adaptadas buscando trabalhar na melhoria e aprimoramento de habilidades aos quais possam ser desenvolvidas independente do tipo ou grau de deficiência, respeitando as limitações.

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