Este projeto de pesquisa de mestrado está sendo realizado no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - PPGE/UnB. Com o título: “Gamificação no processo Ensino-Aprendizagem: um olhar sobre a perspectiva da educação inclusiva no contexto dos anos iniciais do Ensino fundamental no Distrito Federal", está em fase de pesquisa de campo e levantamento de dados. O Objetivo central da pesquisa é compreender o processo de ensino-aprendizagem mediado pela Tecnologia da Informação e Comunicação-TIC, utilizando a gamificação como estratégia pedagógica para alcançar engajamento, motivação e participação de todos os estudantes nas atividades escolares. A proposta é integrar elementos dos jogos para criar ambientes e situações de aprendizagem lúdico-pedagógicas, colaborativas e significativas, que atendam à diversidade e os diferentes estilos de aprendizagem presentes na sala de aula. A pesquisa tem como estratégia metodológica a abordagem qualitativa para identificar aspectos subjetivos do processo de ensino em situações de aprendizagem. Propõe-se a realização de um estudo de caso envolvendo estudantes 4º e 5º anos do Ensino Fundamental das séries iniciais da rede pública do Distrito Federal, em turma de integração inversa, que contempla estudantes da inclusão e o seu respectivo professor (a). Os instrumentos de coleta de dados utilizados serão: questionário para mapeamento da realidade do contexto estudado, diário de bordo, análise documental, observação participante, entrevistas semiestruturadas com os sujeitos envolvidos, roda de conversa com os estudantes participantes ativos no processo de pesquisa. Para a análise dos dados obtidos, será utilizada a estratégia de Análise de Conteúdo utilizando Bardin (2011) e Franco (2018) para a triangulação dos dados obtidos como resposta aos objetivos da pesquisa.