RELATO DE EXPERIÊNCIA DE COORDENADORA PEDAGÓGICA NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA-PARÁ
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113571 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6691 "inscrito_id" => 2336 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DE COORDENADORA PEDAGÓGICA NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA-PARÁ" "resumo" => "O relato de experiência apresentado nesse artigo é uma vivência trazida de dois momentos na coordenação pedagógica dos anos de 2022 e 2023. Experiência que trago da coordenação de uma Escola Municipal do Município de Bragança no Estado do Pará. O coordenador pedagógico tem um papel fundamental na organização escolar, e ele que orienta os professores no desenvolvimento das atividades que devem ser trabalhadas na sala de aula, no município de Bragança, o coordenador pedagógico organizar juntos com os professores as ações, que serão desenvolvidas durante todo o ano letivo escolar, organizar Planos Bimestrais que são organizados pelos os professores de cada série ou ciclo, como a escola trabalha com sequência didática, plano de aula, projetos, o coordenador pedagógico no município de Bragança é um facilitador, estamos para somar, orientar, organizar e sugerir atividades que venham ter sucesso na aprendizagem dos alunos bragatinos, aprendizagem voltadas para a realidade do mesmo no qual todos estão inseridos, juntos com as Diretrizes curriculares do município, que é um documento de grande relevância ele, trata de todo esses equiparato cultural que trás a nossa cidade. A coordenação pedagógica de todas as escolas municipais recebem orientações e são acompanhadas de perto pela equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. De acordo com Almeida (2000) a formação continuada do professor também deve ser no ambiente escolar, que para Antônio Nóvoa (2009) é um desafio ser professor no século 21, devido a diversidade de informações. A metodologia utilizada sobre este artigo seram às bibliografias de autores realacionados a essa temática, e o sujeito da pesquisa sou eu mesma, sendo assim uma abordagem qualitativa com o foco no partipativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2336_TB6691_27102024150035.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOELMA ALVES FRANÇA LOPES" "autor_nome_curto" => "JOELMA" "autor_email" => "joelma21md@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113571 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6691 "inscrito_id" => 2336 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DE COORDENADORA PEDAGÓGICA NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA-PARÁ" "resumo" => "O relato de experiência apresentado nesse artigo é uma vivência trazida de dois momentos na coordenação pedagógica dos anos de 2022 e 2023. Experiência que trago da coordenação de uma Escola Municipal do Município de Bragança no Estado do Pará. O coordenador pedagógico tem um papel fundamental na organização escolar, e ele que orienta os professores no desenvolvimento das atividades que devem ser trabalhadas na sala de aula, no município de Bragança, o coordenador pedagógico organizar juntos com os professores as ações, que serão desenvolvidas durante todo o ano letivo escolar, organizar Planos Bimestrais que são organizados pelos os professores de cada série ou ciclo, como a escola trabalha com sequência didática, plano de aula, projetos, o coordenador pedagógico no município de Bragança é um facilitador, estamos para somar, orientar, organizar e sugerir atividades que venham ter sucesso na aprendizagem dos alunos bragatinos, aprendizagem voltadas para a realidade do mesmo no qual todos estão inseridos, juntos com as Diretrizes curriculares do município, que é um documento de grande relevância ele, trata de todo esses equiparato cultural que trás a nossa cidade. A coordenação pedagógica de todas as escolas municipais recebem orientações e são acompanhadas de perto pela equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. De acordo com Almeida (2000) a formação continuada do professor também deve ser no ambiente escolar, que para Antônio Nóvoa (2009) é um desafio ser professor no século 21, devido a diversidade de informações. A metodologia utilizada sobre este artigo seram às bibliografias de autores realacionados a essa temática, e o sujeito da pesquisa sou eu mesma, sendo assim uma abordagem qualitativa com o foco no partipativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2336_TB6691_27102024150035.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOELMA ALVES FRANÇA LOPES" "autor_nome_curto" => "JOELMA" "autor_email" => "joelma21md@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }