MEMÓRIAS, VOZES POÉTICAS E PERFORMANCE NEGRA NA ESCRITA DE QUARTO DE DESPEJO: POR UMA PEDAGOGIA ANTIRRACISTA
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Essas narrativas, manifestações da tradição oral e seus agenciamentos performáticos, recriam passado e presente através de elementos memorialistas atemporais (BOSI, 2003); (FERREIRA, 2003). Nessa senda, propomos analisar de que maneira o estudo do texto literário afro-brasileiro de autoria feminina, Quarto de despejo, e as representações da memória, das vozes poéticas e da performance negra podem representar o fortalecimento das identidades afrodescendentes nos projetos interdisciplinares de leitura do Município de Cairu. A ideia é fomentar o respeito às diferenças, à memória e à inclusão dos agrupamentos identitários, sujeitos historicamente construídos, geralmente contíguos à margem da sociedade, formados de acordo com critérios sociais, culturais, econômicos e geográficos. Ainda mais, para que se sintam representados por vozes da comunicação discursiva, dos diferentes significados e contextos sociais em movimento constante, reflexo da multiplicidade cultural, em perspectiva intercultural e antirracista (BAHIA, 2019); (CANDAU, 2009); (CARNEIRO, 2011); (HOOKS, 2013); (KILOMBA, 2019); (MUNANGA, 2001) e (SODRÉ, 2005)." 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