Liquens são associações mutualísticas formadas entre fungos e algas. Nessas associações, os fungos são chamados de micobiontes, e as algas, principalmente clorofíceas e cianobactérias, fotobiontes. Os líquens são organismos pioneiros nos processos de sucessão ecológica, transformando ambientes, tais como superfícies rochosas, em locais propícios para a colonização por outros organismos. Os jogos didáticos são importantes ferramentas de aprendizagem, podendo ser utilizados em diferentes momentos na exposição de conteúdos escolares. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo apresentar os procedimentos, materiais e regras adotadas para a produção de um jogo didático voltado para o ensino e aprendizagem de conteúdos relacionados à biologia dos liquens. De início, foram realizadas pesquisas referentes à importância do uso de jogos educativos, como também sobre conceitos relacionados à composição, morfologia e importância ecológica dos líquens, os quais seriam abordados no desenvolvimento do jogo didático. Também foram levados em conta fatores como a utilização de materiais acessíveis e de baixo custo, para que a proposta possa ser reproduzida com facilidade. Como resultado, foi desenvolvido um jogo didático voltado para o ensino de Biologia a nível médio nomeado de “Ilha dos Liquens”, uma abordagem dinâmica de tabuleiro e perguntas sobre os assuntos definidos. A apresentação deste ocorreu durante as aulas da disciplina de Botânica de Criptógamas, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFCE - Campus Acopiara, integrando a parte prática como componente curricular da referida disciplina. Preliminarmente, o diálogo realizado com os estudantes durante a demonstração prática do jogo foi considerado positivo e a referida ferramenta mostrou-se promissora. Espera-se que o recurso didático descrito nesse trabalho contribua significativamente no ensino dos assuntos liquens, algas e fungos, podendo ser reproduzido por outros estudantes e professores, bem como servir para construção de novos instrumentos e estratégias de ensino que busquem melhorar o processo de aprendizagem.