Este resumo aborda a crescente importância das diretrizes do uso consciente de dispositivos eletrônicos por crianças, destacando os potenciais impactos negativos do uso excessivo sobre o desenvolvimento infantil na faixa etária de 6 a 10 anos. Evidencia-se a associação entre a prolongada exposição a telas e adversidades como riscos cibernéticos, distúrbios do sono, obesidade, dificuldades educacionais e desordens psicológicas. O referencial teórico deste estudo se baseia nas diretrizes e orientações propostas pelo guia do Conselho Federal de Psicologia (CFP) sobre o uso consciente de telas por crianças. Este guia serve como base teórica para entender os desafios e propor soluções. A metodologia adotada consiste em um estudo bibliográfico, que envolve a revisão de literatura e a análise de estudos provenientes de diversas fontes, além de entrevistas com especialistas. Esse método permite uma compreensão ampla e detalhada dos efeitos do uso excessivo de dispositivos eletrônicos e das estratégias para mitigá-los. Os resultados esperados incluem a identificação clara dos impactos negativos do uso excessivo de dispositivos eletrônicos, como riscos cibernéticos, distúrbios do sono, obesidade, dificuldades educacionais e distúrbios psicológicos. Adicionalmente, ressalta-se a importância de estabelecer limites saudáveis para o tempo dedicado a dispositivos eletrônicos, promovendo atividades não digitais, interações sociais e atividades físicas. A necessidade de acompanhamento parental na seleção de conteúdo apropriado e na supervisão das atividades online das crianças é enfatizada, visando manter um equilíbrio adequado entre a esfera digital e a realidade cotidiana. As abordagens sugeridas para pais e educadores incluem estratégias para monitorar o tempo de uso de dispositivos eletrônicos, estabelecer regras claras, incentivar o diálogo aberto sobre tecnologia e modelar comportamentos saudáveis. Além disso, programas de educação digital nas escolas podem fornecer orientação formal sobre o uso responsável da tecnologia, capacitando as crianças a tomar decisões informadas sobre seu comportamento online.