Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DE QR CODE E IDENTIFICAÇÃO DAS ESPÉCIES DE PLANTAS ENCONTRADAS EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA: TECNOLOGIA, DIVULGAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO E ACESSO À INFORMAÇÃO.

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Esta pesquisa discute as ações do Projeto RG das Plantas, desenvolvido por estudantes oriundos da oficina ‘Jardinagem’, oferecida pelo Centro Juvenil de Ciência e Cultura, situado em Jequié- Ba. O objetivo do trabalho foi inventariar, classificar e identificar espécies vegetais presentes na área externa da unidade escolar, com o objetivo de ampliar o acesso da comunidade escolar e de pessoas visitantes, às informações científicas, curiosidades e principais usos referentes aos vegetais catalogados. Este estudo também objetivou usar o QR Code ou Quik Response Code (Código de Resposta Rápida) como ferramenta para armazenamento de informações sobre as espécies, por ser um instrumento prático, de pouco impacto visual e se tratar de uma tecnologia virtual moderna e bastante difundida no país. Para a divulgação do conhecimento, foram elaborados guias digitais de identificação botânica no aplicativo CANVA. Esses cartões digitais foram hospedados em arquivos online e/ou sites onde a visualização das informações pode ser acessada a partir da leitura de QR Codes contendo conteúdo sobre os vegetais. Os QR Codes foram impressos em material fotográfico (15 x 20 cm), plastificados afim de preservar sua qualidade e inseridos próximo aos indivíduos. Após a fixação dos QR CODES nas plantas, toda comunidade escolar foi convidados a acessar o código. Foram identificadas 15 espécies entre indivíduos arbóreos, arbustivos e herbáceos. Além da promoção e valorização da Ciência, Inovação e Tecnologia, o projeto visou promover o ensino prático de prático de botânica a partir de QR CODE buscando melhorar, dinamizar e promover o interesse e a compreensão da comunidade escolar acerca das suas temáticas, além de produzir material que pudesse ser utilizado em aulas práticas de Biologia. Além disso, o acesso às informações permitiu um trabalho voltado para a educação ambiental com alunos da educação básica e o desenvolvimento de novas pesquisas acadêmicas, ainda em andamento.

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