Esta pesquisa discute as ações do Projeto RG das Plantas, desenvolvido por estudantes oriundos da oficina ‘Jardinagem’, oferecida pelo Centro Juvenil de Ciência e Cultura, situado em Jequié- Ba. O objetivo do trabalho foi inventariar, classificar e identificar espécies vegetais presentes na área externa da unidade escolar, com o objetivo de ampliar o acesso da comunidade escolar e de pessoas visitantes, às informações científicas, curiosidades e principais usos referentes aos vegetais catalogados. Este estudo também objetivou usar o QR Code ou Quik Response Code (Código de Resposta Rápida) como ferramenta para armazenamento de informações sobre as espécies, por ser um instrumento prático, de pouco impacto visual e se tratar de uma tecnologia virtual moderna e bastante difundida no país. Para a divulgação do conhecimento, foram elaborados guias digitais de identificação botânica no aplicativo CANVA. Esses cartões digitais foram hospedados em arquivos online e/ou sites onde a visualização das informações pode ser acessada a partir da leitura de QR Codes contendo conteúdo sobre os vegetais. Os QR Codes foram impressos em material fotográfico (15 x 20 cm), plastificados afim de preservar sua qualidade e inseridos próximo aos indivíduos. Após a fixação dos QR CODES nas plantas, toda comunidade escolar foi convidados a acessar o código. Foram identificadas 15 espécies entre indivíduos arbóreos, arbustivos e herbáceos. Além da promoção e valorização da Ciência, Inovação e Tecnologia, o projeto visou promover o ensino prático de prático de botânica a partir de QR CODE buscando melhorar, dinamizar e promover o interesse e a compreensão da comunidade escolar acerca das suas temáticas, além de produzir material que pudesse ser utilizado em aulas práticas de Biologia. Além disso, o acesso às informações permitiu um trabalho voltado para a educação ambiental com alunos da educação básica e o desenvolvimento de novas pesquisas acadêmicas, ainda em andamento.