Este trabalho tem como objetivo investigar as implicações do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/ Superdotação (NAAH/S) “Joãosinho Trinta”, no município de São Luís/MA, na aprendizagem e desenvolvimento de alunos(as) com altas habilidade/superdotação. Para isso, fez-se uma pesquisa bibliográfica contemplando materiais que tratam da temática em questão. Em seguida, apresenta-se os aspectos histórico da educação especial, especificamente, das altas habilidades/superdotação; e o processo de identificação e atendimento de alunos com altas habilidades/superdotação. Por se tratar de uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizou-se, também, uma pesquisa de campo no intuito de verificar como se dá o processo de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos que frequentam o NAAH/S “Joãosinho Trinta”. Com os dados coletados, por meio de questionários aplicados aos estudantes, levantaram-se três categorias de análise: afetividade, o papel do professor no processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno e o sentido/significado do NAAH/S para os alunos. Por fim, acredita-se que ainda há um caminho longo a ser percorrido na área das altas habilidades/superdotação, pois muitos professores chegam nas escolas sem saber como os estudantes com altas habilidades/superdotação devem ser assistidos. Assim, é necessária uma capacitação para que os profissionais da escola comum possam lidar com esse público e atuar da melhor forma com o objetivo de potencializar suas habilidades.