O presente estudo abordou a integração do tema cultura na prática educacional em sala de aula. O objetivo geral foi investigar como a discussão sobre cultura contribuiu para a formação dos alunos do ensino médio do Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do Pará (Ifpa). Como objetivos específicos buscou-se compreender as diferentes abordagens pedagógicas, os desafios enfrentados e as estratégias utilizada para promover uma educação intercultural e inclusiva. Para tal finalidade, a pesquisa adotou a abordagem qualitativa, por meio da pesquisa de campo. Elegeu-se como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada com uma professora atuante no ensino médio do IFPa. O estudo fundamentou-se nas contribuições teóricas de Candau (2008) e (2011), que destaca a importância da perspectiva intercultural na educação. As informações prestadas pela professora entrevistada permitiram verificar que a discussão sobre cultura em sala de aula proporciona uma maior compreensão e respeito pela diversidade cultural, além disso, evidenciou-se que a abordagem intercultural na sala de aula enfrenta desafios, como o próprio desconhecimento da cultura qual o aluno faz parte , no qual a professora sugere trabalhos de pesquisa que envolva o contexto em que o aluno faz parte. No entanto, a análise aponta para o impacto positivo dessa abordagem na aprendizagem dos alunos, quando se promovendo a valorização da sua cultura, o interesse no tema e a discussão em sala de aula. Concluímos que a integração do tema cultura na pratica educacional é fundamental para uma educação inclusiva e enriquecedora