Construir identidade e territorialidade de um determinado grupo deve significar analisar seus processos históricos e geográficos relacionando-os com problemas criados pela segregação socioespacial através da compreensão de suas construções identitárias a partir de espaços de memória coletiva. Refletindo sobre estas questões, a equipe pedagógica do Projeto de Extensão Universitária “Letramento de Jovens, Adultos e Idosos COPPE/UFRJ” desenvolveu, com a participação integral de seus educandos, um conjunto de atividades interdisciplinares que ocorreram no segundo semestre do ano de 2023, cujo tema foi “Territorialidade e Sustentabilidade”. Estas atividades didático-pedagógicas foram executadas a partir da realização de visitas à Vila Residencial (Ilha do Fundão/RJ), ao Museu da Maré (Complexo da Maré/RJ), ao Projeto Muda (Eng. Ambiental/UFRJ) e ao Projeto “O Caminho do Lixo”, desenvolvido pela equipe do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia – LAMCE/COPPE/UFRJ. Esse trabalho teve por finalidade a proposta de contribuição para o desenvolvimento sustentável das comunidades do entorno da Cidade Universitária UFRJ/Campus Fundão, bem como, a contribuição na construção da cidadania e a possibilidade de oportunidades para os educandos, colaborando assim para o fim do processo de invisibilidade pelo qual eles perpassam. A justificativa para desenvolver o Projeto Interdisciplinar foi a da expectativa de promoção da construção de identidade dos educandos, bem como de pertencimento à comunidade local através do diálogo durante as visitas em espaços contextualizados. A metodologia utilizada foi a realização de práticas participativas através da construção coletiva e contação de histórias orais em uma perspectiva crítica, reflexiva e emancipatória. Neste ponto é possível citar a leitura do conto Mansões e Puxadinhos, de Conceição Evaristo, cujo objetivo principal foi o de identificar a noção de território e desigualdade social. Por fim, nos resultados alcançados, destacam-se as discussões efetivadas através da compreensão da construção dos seus espaços e territórios, além do engajamento dos educandos.