Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Inteligência Artificial (IA) tem se constituído como uma área do conhecimento que convoca esferas multidisciplinares, apresentando-se como um dos horizontes mais promissores e impactantes da ciência computacional e de campos afins do desenvolvimento tecnológico moderno (Lee, 2019; Perez, 2024). Com avanços significativos nas últimas décadas, a IA tem contemplado a sociedade global em suas múltiplas dimensões, desde a fabricação e manutenção de assistentes virtuais em dispositivos móveis até sistemas mais complexos, em setores educacionais. Neste artigo, delimitamos como objetivo investigar, discursivamente, alguns impactos proporcionados pela Inteligência Artificial no setor educacional, pontuando suas principais contribuições para os campos do ensino e da educação. Nessas circunstâncias, é possível examinar suas vantagens e desafios à luz da abordagem dialógica e discutir implicações importantes para o desenvolvimento tecnológico. Nossa discussão teórica busca fundamentação nas produções de Bakhtin e o Círculo, que nos possibilitam ter uma visão crítica e dialógica dos processos de desenvolvimento educacional, via esferas tecnológicas. Quanto à metodologia da pesquisa, desenvolvemos um estudo bibliográfico, sob critérios qualitativos de avaliação. Como resultados de nossa pesquisa, identificamos que a Inteligência Artificial tem se configurado como uma zona fronteiriça da tecnologia moderna, com aplicações que abrangem desde a assistência a pessoas neurodiversas à capacitação docente. Por meio da abordagem dialógica, foi possível compreender as potencialidades da IA para promover uma educação mais inclusiva, acessível e orientada para a justiça social.

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