Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RESULTADOS DO PNE (2014-2024) SOBRE A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS BRASILEIRAS E EXPECTATIVAS PARA O PRÓXIMO DECÊNIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114491
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8015
    "inscrito_id" => 12259
    "titulo" => "RESULTADOS DO PNE (2014-2024) SOBRE A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS BRASILEIRAS E EXPECTATIVAS PARA O PRÓXIMO DECÊNIO"
    "resumo" => "A partir das reflexões e discussões sobre o recente Projeto de Lei 2.614 do Plano Nacional de Educação para o decênio 2024-2034, este trabalho foi desenvolvido para a análise sobre o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação 2014-2024 e foca na Meta 5, sobre a alfabetização de crianças. O monitoramento da Meta 5 foi efetivado, inicialmente, ao se utilizar os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). Mas em 2017, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os indicadores da meta 5 foram adaptados e a avaliação passou a ser o Saeb, voltado aos estudantes matriculados no 2º ano do ensino fundamental. Essa avaliação foi iniciada em 2019, de forma amostral, e mensurou os níveis de alfabetização e letramento a partir de provas de Língua Portuguesa e de Matemática. A avaliação também ocorreu durante o ano de 2021. A pesquisa se deu a partir do diálogo da Sociologia da Educação e da Antropologia, e utiliza como referencial teórico metodológico a perspectiva bourdieusiana, com problematizações a partir de trabalhos de autores como Libâneo, Paulo Freire, além de autores/as pós coloniais, como Avtar Brah e Mignolo. O presente texto desenvolve análises sobre os dados relativos à alfabetização das crianças brasileiras, focando nos diferentes resultados das regiões e dos estados brasileiros. Os dados utilizados como referência são das edições do Saeb de 2019 e 2021. O texto também tem como base as pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Estudos sobre Educação no Nordeste, composto por pesquisadores(as) da Diretoria de Pesquisas Sociais (DIPES) da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID12259_TB8015_06082024225535.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CAROLINA SILVA CORDEIRO"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "anacarolcordeiroacsc@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114491
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8015
    "inscrito_id" => 12259
    "titulo" => "RESULTADOS DO PNE (2014-2024) SOBRE A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS BRASILEIRAS E EXPECTATIVAS PARA O PRÓXIMO DECÊNIO"
    "resumo" => "A partir das reflexões e discussões sobre o recente Projeto de Lei 2.614 do Plano Nacional de Educação para o decênio 2024-2034, este trabalho foi desenvolvido para a análise sobre o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação 2014-2024 e foca na Meta 5, sobre a alfabetização de crianças. O monitoramento da Meta 5 foi efetivado, inicialmente, ao se utilizar os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). Mas em 2017, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os indicadores da meta 5 foram adaptados e a avaliação passou a ser o Saeb, voltado aos estudantes matriculados no 2º ano do ensino fundamental. Essa avaliação foi iniciada em 2019, de forma amostral, e mensurou os níveis de alfabetização e letramento a partir de provas de Língua Portuguesa e de Matemática. A avaliação também ocorreu durante o ano de 2021. A pesquisa se deu a partir do diálogo da Sociologia da Educação e da Antropologia, e utiliza como referencial teórico metodológico a perspectiva bourdieusiana, com problematizações a partir de trabalhos de autores como Libâneo, Paulo Freire, além de autores/as pós coloniais, como Avtar Brah e Mignolo. O presente texto desenvolve análises sobre os dados relativos à alfabetização das crianças brasileiras, focando nos diferentes resultados das regiões e dos estados brasileiros. Os dados utilizados como referência são das edições do Saeb de 2019 e 2021. O texto também tem como base as pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Estudos sobre Educação no Nordeste, composto por pesquisadores(as) da Diretoria de Pesquisas Sociais (DIPES) da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID12259_TB8015_06082024225535.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CAROLINA SILVA CORDEIRO"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "anacarolcordeiroacsc@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A partir das reflexões e discussões sobre o recente Projeto de Lei 2.614 do Plano Nacional de Educação para o decênio 2024-2034, este trabalho foi desenvolvido para a análise sobre o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação 2014-2024 e foca na Meta 5, sobre a alfabetização de crianças. O monitoramento da Meta 5 foi efetivado, inicialmente, ao se utilizar os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). Mas em 2017, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os indicadores da meta 5 foram adaptados e a avaliação passou a ser o Saeb, voltado aos estudantes matriculados no 2º ano do ensino fundamental. Essa avaliação foi iniciada em 2019, de forma amostral, e mensurou os níveis de alfabetização e letramento a partir de provas de Língua Portuguesa e de Matemática. A avaliação também ocorreu durante o ano de 2021. A pesquisa se deu a partir do diálogo da Sociologia da Educação e da Antropologia, e utiliza como referencial teórico metodológico a perspectiva bourdieusiana, com problematizações a partir de trabalhos de autores como Libâneo, Paulo Freire, além de autores/as pós coloniais, como Avtar Brah e Mignolo. O presente texto desenvolve análises sobre os dados relativos à alfabetização das crianças brasileiras, focando nos diferentes resultados das regiões e dos estados brasileiros. Os dados utilizados como referência são das edições do Saeb de 2019 e 2021. O texto também tem como base as pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Estudos sobre Educação no Nordeste, composto por pesquisadores(as) da Diretoria de Pesquisas Sociais (DIPES) da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.