RESUMO O presente resumo emerge como um desdobramento de uma abordagem de experiências realizadas em uma escola pública profissionalizante estadual de tempo integral, situada em Fortaleza – CE. Este trabalho integra o projeto de extensão da universidade “Musicalizando Sonhos; Educação Musical e Vulnerabilidade Social”. Esse projeto tem contribuído ao longo dos anos à formação musical de jovens e estudantes vinculados à escola pública e/ou projetos sociais e realiza-se por meio de parcerias entre a Universidade e o Terceiro Setor, estabelecendo uma integração entre práticas informais e o conhecimento formal ao acolher musicalmente jovens e crianças provenientes de bairros onde predominam o fenômeno da vulnerabilidade social. O texto discorre sobre o processo relacional dessas práticas no contexto educacional, buscando compreender os aspectos fenomênicos envolvidos na pedagogia da música aplicados ao ensino de instrumentos de cordas friccionadas como o violino, viola e violoncelo. Para tal, buscou-se refletir e analisar sobre as práticas artísticas e o modo de ensino-aprendizagem que nelas operam tendo como referência os aportes do materialismo histórico-dialético de tradição marxista-leninista. Assim, objetiva-se entrelaçar os modos de existência materiais aos aspectos sensíveis, no sentido de como a objetividade musical atua sobre os órgãos dos sentidos espirituais e físicos. Além disso, aborda-se a dimensão subjetiva e como o ser social, mediante seus saberes informais, se objetiva para compreender o existente em sua totalidade.