SABERES DOCENTES E AS TDIC’S: NARRATIVAS DE PROFESSORAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE TERESINA-PI
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114765 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8416 "inscrito_id" => 20633 "titulo" => "SABERES DOCENTES E AS TDIC’S: NARRATIVAS DE PROFESSORAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE TERESINA-PI" "resumo" => "Este trabalho representa a culminância do curso de Pedagogia e busca refletir sobre os saberes docentes e suas práticas pedagógicas em relação às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Seu objetivo principal é analisar as narrativas de professoras da rede pública de educação em Teresina-PI acerca de seus conhecimentos a respeito das TDICs. A abordagem deste estudo é qualitativa, fundamentada na realização de questionários semiestruturados. As quatro professoras entrevistadas tiveram a opção de responder online ou presencialmente. Um aspecto inicial relevante da pesquisa de campo consistiu na utilização de instrumentos digitais e tecnológicos para compreender como essas docentes utilizam e dominam as plataformas virtuais. Com o objetivo de ampliar o escopo da pesquisa, abrangeu-se o contexto do ensino na rede pública de Teresina-PI. Para tanto, foram conduzidas pesquisas bibliográficas, consultas a sites e análise de plataformas educacionais no âmbito nacional e estadual. A fundamentação teórica e metodológica deste trabalho se baseia em diversos autores, incluindo Cervo, Bervian e Silva (2007), Freire (2011), Libâneo (1999), Nóvoa (2019), Rodrigues e Limena (2006), Valente (2014) e Tumelero (2019). Esta pesquisa não apenas visa à reflexão, mas também direciona questionamentos pertinentes. Ela incorpora os embasamentos teóricos e as vivências das professoras entrevistadas. Como resultado, este estudo apresentará conclusões marcadas por incertezas, nas quais pontos de observação e sugestões serão destacados. O intuito é promover a mediação e expressar as mudanças que ocorrem em nosso entorno. Ao encerrar este trabalho, refletimos sobre como podemos lidar com os desafios e as oportunidades proporcionados pelas TDICs, buscando contribuir para o aprimoramento do ambiente educacional e para o desenvolvimento contínuo das práticas pedagógicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20633_TB8416_27102024225622.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÍVIA GABRIELLE SANTOS ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "LÍVIA" "autor_email" => "almeida.livisgab@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114765 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8416 "inscrito_id" => 20633 "titulo" => "SABERES DOCENTES E AS TDIC’S: NARRATIVAS DE PROFESSORAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE TERESINA-PI" "resumo" => "Este trabalho representa a culminância do curso de Pedagogia e busca refletir sobre os saberes docentes e suas práticas pedagógicas em relação às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Seu objetivo principal é analisar as narrativas de professoras da rede pública de educação em Teresina-PI acerca de seus conhecimentos a respeito das TDICs. A abordagem deste estudo é qualitativa, fundamentada na realização de questionários semiestruturados. As quatro professoras entrevistadas tiveram a opção de responder online ou presencialmente. Um aspecto inicial relevante da pesquisa de campo consistiu na utilização de instrumentos digitais e tecnológicos para compreender como essas docentes utilizam e dominam as plataformas virtuais. Com o objetivo de ampliar o escopo da pesquisa, abrangeu-se o contexto do ensino na rede pública de Teresina-PI. Para tanto, foram conduzidas pesquisas bibliográficas, consultas a sites e análise de plataformas educacionais no âmbito nacional e estadual. A fundamentação teórica e metodológica deste trabalho se baseia em diversos autores, incluindo Cervo, Bervian e Silva (2007), Freire (2011), Libâneo (1999), Nóvoa (2019), Rodrigues e Limena (2006), Valente (2014) e Tumelero (2019). Esta pesquisa não apenas visa à reflexão, mas também direciona questionamentos pertinentes. Ela incorpora os embasamentos teóricos e as vivências das professoras entrevistadas. Como resultado, este estudo apresentará conclusões marcadas por incertezas, nas quais pontos de observação e sugestões serão destacados. O intuito é promover a mediação e expressar as mudanças que ocorrem em nosso entorno. Ao encerrar este trabalho, refletimos sobre como podemos lidar com os desafios e as oportunidades proporcionados pelas TDICs, buscando contribuir para o aprimoramento do ambiente educacional e para o desenvolvimento contínuo das práticas pedagógicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20633_TB8416_27102024225622.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÍVIA GABRIELLE SANTOS ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "LÍVIA" "autor_email" => "almeida.livisgab@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }