Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTERLIGANDO CONHECIMENTO ENTRE EXTENSÕES: UMA VISÃO ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114097
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7423
    "inscrito_id" => 17553
    "titulo" => "INTERLIGANDO CONHECIMENTO ENTRE EXTENSÕES: UMA VISÃO ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "resumo" => "O presente artigo desenvolve um relato de experiência acerca da participação em dois projetos de extensão universitária da Universidade Federal da Paraíba e os pontos de convergência que interseccionam as contribuições para a atuação do Psicopedagogo na Educação. Esta experiência busca articular, de um lado, o campo das habilidades socioemocionais e, de outro, a formação de professores para a inclusão, ressaltando a interligação dos saberes gerados pela participação. criando reflexões que indicam possibilidades de aperfeiçoamento da prática profissional do Psicopedagogo na formação docente para a inclusão, beneficiando os atores sociais no contexto escolar. a partir de estudos das habilidades socioemocionais que são comportamentos que expressam sentimentos, atitudes, desejos, opiniões e direitos adequados às situações, melhorando a competência para resolver problemas imediatos e minimizando efeitos desagradáveis de conflitos interpessoais. A partir disso sugere-se que as competências sociais no contexto da ação docente são elementos construtivos que aumentam a capacidade do professor de entender e sentir o que pensam seus alunos, promovendo atitudes mais inclusivas. A empatia, assim, contribui para superar barreiras atitudinais, um dos principais entraves à inclusão escolar. Trabalhando a formação de professores para a inclusão, A partir de estudos acerca da formação continuada, que enfatiza a importância da empatia na instrução de docentes. A partir disso busca-se uma abordagem lúdica para sensibilizar os professores através de recursos como baralhos, dinâmicas de grupo e debates sobre transtornos do neurodesenvolvimento, visando desenvolver a empatia dos educadores e promover formas de inclusão no contexto educacional, garantindo aos alunos o direito constitucional à educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17553_TB7423_28102024215737.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELSON PEREIRA RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "KELSON"
    "autor_email" => "kelson.pereira@academico.ufpb.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114097
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7423
    "inscrito_id" => 17553
    "titulo" => "INTERLIGANDO CONHECIMENTO ENTRE EXTENSÕES: UMA VISÃO ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "resumo" => "O presente artigo desenvolve um relato de experiência acerca da participação em dois projetos de extensão universitária da Universidade Federal da Paraíba e os pontos de convergência que interseccionam as contribuições para a atuação do Psicopedagogo na Educação. Esta experiência busca articular, de um lado, o campo das habilidades socioemocionais e, de outro, a formação de professores para a inclusão, ressaltando a interligação dos saberes gerados pela participação. criando reflexões que indicam possibilidades de aperfeiçoamento da prática profissional do Psicopedagogo na formação docente para a inclusão, beneficiando os atores sociais no contexto escolar. a partir de estudos das habilidades socioemocionais que são comportamentos que expressam sentimentos, atitudes, desejos, opiniões e direitos adequados às situações, melhorando a competência para resolver problemas imediatos e minimizando efeitos desagradáveis de conflitos interpessoais. A partir disso sugere-se que as competências sociais no contexto da ação docente são elementos construtivos que aumentam a capacidade do professor de entender e sentir o que pensam seus alunos, promovendo atitudes mais inclusivas. A empatia, assim, contribui para superar barreiras atitudinais, um dos principais entraves à inclusão escolar. Trabalhando a formação de professores para a inclusão, A partir de estudos acerca da formação continuada, que enfatiza a importância da empatia na instrução de docentes. A partir disso busca-se uma abordagem lúdica para sensibilizar os professores através de recursos como baralhos, dinâmicas de grupo e debates sobre transtornos do neurodesenvolvimento, visando desenvolver a empatia dos educadores e promover formas de inclusão no contexto educacional, garantindo aos alunos o direito constitucional à educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17553_TB7423_28102024215737.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELSON PEREIRA RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "KELSON"
    "autor_email" => "kelson.pereira@academico.ufpb.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente artigo desenvolve um relato de experiência acerca da participação em dois projetos de extensão universitária da Universidade Federal da Paraíba e os pontos de convergência que interseccionam as contribuições para a atuação do Psicopedagogo na Educação. Esta experiência busca articular, de um lado, o campo das habilidades socioemocionais e, de outro, a formação de professores para a inclusão, ressaltando a interligação dos saberes gerados pela participação. criando reflexões que indicam possibilidades de aperfeiçoamento da prática profissional do Psicopedagogo na formação docente para a inclusão, beneficiando os atores sociais no contexto escolar. a partir de estudos das habilidades socioemocionais que são comportamentos que expressam sentimentos, atitudes, desejos, opiniões e direitos adequados às situações, melhorando a competência para resolver problemas imediatos e minimizando efeitos desagradáveis de conflitos interpessoais. A partir disso sugere-se que as competências sociais no contexto da ação docente são elementos construtivos que aumentam a capacidade do professor de entender e sentir o que pensam seus alunos, promovendo atitudes mais inclusivas. A empatia, assim, contribui para superar barreiras atitudinais, um dos principais entraves à inclusão escolar. Trabalhando a formação de professores para a inclusão, A partir de estudos acerca da formação continuada, que enfatiza a importância da empatia na instrução de docentes. A partir disso busca-se uma abordagem lúdica para sensibilizar os professores através de recursos como baralhos, dinâmicas de grupo e debates sobre transtornos do neurodesenvolvimento, visando desenvolver a empatia dos educadores e promover formas de inclusão no contexto educacional, garantindo aos alunos o direito constitucional à educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.