O presente artigo desenvolve um relato de experiência acerca da participação em dois projetos de extensão universitária da Universidade Federal da Paraíba e os pontos de convergência que interseccionam as contribuições para a atuação do Psicopedagogo na Educação. Esta experiência busca articular, de um lado, o campo das habilidades socioemocionais e, de outro, a formação de professores para a inclusão, ressaltando a interligação dos saberes gerados pela participação. criando reflexões que indicam possibilidades de aperfeiçoamento da prática profissional do Psicopedagogo na formação docente para a inclusão, beneficiando os atores sociais no contexto escolar. a partir de estudos das habilidades socioemocionais que são comportamentos que expressam sentimentos, atitudes, desejos, opiniões e direitos adequados às situações, melhorando a competência para resolver problemas imediatos e minimizando efeitos desagradáveis de conflitos interpessoais. A partir disso sugere-se que as competências sociais no contexto da ação docente são elementos construtivos que aumentam a capacidade do professor de entender e sentir o que pensam seus alunos, promovendo atitudes mais inclusivas. A empatia, assim, contribui para superar barreiras atitudinais, um dos principais entraves à inclusão escolar. Trabalhando a formação de professores para a inclusão, A partir de estudos acerca da formação continuada, que enfatiza a importância da empatia na instrução de docentes. A partir disso busca-se uma abordagem lúdica para sensibilizar os professores através de recursos como baralhos, dinâmicas de grupo e debates sobre transtornos do neurodesenvolvimento, visando desenvolver a empatia dos educadores e promover formas de inclusão no contexto educacional, garantindo aos alunos o direito constitucional à educação.